PUBLICIDADE

Prédio defendido pela protagonista de Aquarius pode ser tombado pela Secretaria de Cultura de Pernambuco

Edifício Oceania foi a principal locação do filme de Kleber Mendonça Filho.

21 out 2016 - 19h16
Compartilhar
Exibir comentários

Vitória de Clara (Sonia Braga)! O Edifício Oceania, principal locação e praticamente um personagem de Aquarius, deve ser tombado em breve pela Secretaria de Cultura de Pernambuco. O conselho estadual de preservação cultural decidiu, por unanimidade, reavaliar um pedido de tombamento do prédio feito há cerca de dez anos e, à época, rejeitado de maneira unânime.

Foto: AdoroCinema / AdoroCinema

Dissonante na paisagem repleta de arranha-céus da Avenida Boa Viagem, em Recife, o prédio azul de 18 apartamentos e três blocos foi construído em 1952 e abriga proprietários resistentes como a protagonista do aclamado longa de Kleber Mendonça Filho. Em 2003 eles votaram contra a demolição do imóvel para dar lugar a um enorme condomínio. "Eu lembro de uma coisa no final da première de Aquarius no (Cinema) São Luiz, no Recife, em 20 de agosto: (o secretário de Cultura de Pernambuco) Marcelino Granja se virou para mim, ainda com os créditos passando, e disse: esse filme acaba de tombar o Oceania", declarou Kleber ao UOL.

Aquarius foi inspirado em um edifício chamado Caiçara, construído nos anos 30, que, infelizmente, não conseguiu sobreviver até a produção do projeto. Visto por 330 mil espectadores no Brasil, esta semana o filme bateu recorde de público no Cinema do Dragão, em Fortaleza.

AdoroCinema
Compartilhar
Publicidade
Publicidade