PUBLICIDADE

Top 5: Filmes e séries que retratam relacionamentos abusivos

Tema é bastante comum nas produções hollywoodianas.

28 ago 2016 - 09h52
Compartilhar
Exibir comentários

A ficção imita a realidade, tanto no lado bom quanto no ruim. Assim, muitos relacionamentos abusivos entre casais são retratados no cinema e na TV.

Foto: AdoroCinema / AdoroCinema

Para quem ainda não se ligou, vão aí alguns exemplos: quando uma pessoa (ou personagem) faz algo com outra contra a vontade desta; faz tanta pressão psicológica e chantagem emocional para que alguém resolva fazer algo que não queria, ou simplesmente abusa de forma física ou mental. Lembrou do caso real de Johnny Depp e Amber Heard, né?

Confira abaixo cinco produções que retratam relacionamentos abusivos.

05. Slim e Mitch

Nunca Mais está no hall dos filmes reprisados na TV aberta que retratam relacionamentos abusivos, ao lado de Dormindo Com o Inimigo. Na trama, Slim ( Jennifer Lopez) se casa com Mitch ( Billy Campbell), que ela acha ser o homem dos seus sonhos, até descobrir que ele não era quem pensava que fosse. O marido bate nela, abusando física e mentalmente, até que a moça resolve fugir com a filha, mudando de nome e de casa. Perseguida pelo ex e temendo pela segurança da criança, ela decide aprender a lutar para detê-lo, de um jeito ou de outro.

04. Sansa Stark e Ramsey Bolton

Assassinato, tortura, traição, incesto... De todas as temáticas retratatadas em Game of Thrones, só faltava mesmo (mais um) relacionamento abusivo. E ele marcou a quinta temporada da série, quando Sansa ( Sophie Turner) se casou com Ramsey Bolton ( Iwan Rheon), sem saber do perigo de unir escovas de dentes trocar votos com um dos maiores monstros da série. O ex-bastardo abusou da menina Stark, física e mentalmente, gerando uma das cenas mais polêmicas do programa. Mas o Norte sempre se lembra e, felizmente, ( spoiler!) ela teve a sua vingança no final da sexta temporada.

03. Immortan Joe e suas esposas

Em Mad Max: Estrada da Fúria, o líder dos War Boys e lorde da Cidadela, Immortan Joe ( Hugh Keays-Byrne), controla tudo, inclusive o suprimento de água para a população. Seu "bem" mais precioso são suas cinco esposas — mulheres saudáveis, o que é pouco comum entre o povo da Cidadela —, que ele mantém presas dentro de um cofre, usando cintos de castidade de metal fechados com cadeados, e as estupra para que elas gerem filhos saudáveis. Para o vilão, as esposas são meros objetos que servem para gerar herdeiros, prisioneiras sem livre arbítrio, e isso configura um relacionamento abusivo. Para a sorte delas, Furiosa ( Charlize Theron) ajuda as moças a escaparem, com o apoio de Mad Max ( Tom Hardy).

02. Jessica Jones e Kilgrave

A trama de Jessica Jones não é só sobre uma heroína de quadrinhos com super-poderes. Sua história também é uma lição sobre relacionamentos abusivos. Capaz de controlar qualquer um que esteja próximo, o vilão Kilgrave ( David Tennant) usa e abusa de todos, não se importando com o livre arbítrio ou mesmo com humanidade. Ele obriga Jessica ( Krysten Ritter) a ficar ao seu lado, em um "relacionamento", violando-a física e mentalmente, sem que ela tivesse a chance de se separar dele. Se não fosse um momento-chave da série, Jessica ainda estaria sob a influência de Kilgrave, que, posteriormente, fez outras vítimas, como a jovem Hope ( Erin Moriarty).

01. Arlequina e Coringa

O relacionamento entre Arlequina ( Margot Robbie) e Coringa ( Jared Leto) pode até ter parecido amoroso e "fofo" em Esquadrão Suicida, afinal, a moça parece muito apaixonada pelo Palhaço do Crime, que faz tudo por ela e vai longe para resgatá-la. Mas o filme talvez não tenha deixado claro que se trata de um relacionamento abusivo. Harleen Quinzel começou como psiquiatra no Asilo Arkham, onde o Coringa era paciente e acabou se apaixonando por ele. Só que o vilão muitas vezes a tortura, bate nela e vive dizendo que ela não faz nada certo como criminosa. Um dos poucos exemplos disso no longa é a cena na qual a jovem se joga de uma grande altura, arriscando a própria vida, para conquistar o amor de seu pudinzinho. Algumas cenas deletadas explorariam mais desse lado abusivo do vilão.

AdoroCinema
Compartilhar
Publicidade
Publicidade