inclusão de arquivo javascript

Cinema

 
 

Diversão » Cinema

 Provocação

Comentários
 0
Cena do filme Foto: Divulgação
Cena do filme Foto: Divulgação

Adaptar livros de John Irving para o cinema não é uma tarefa fácil.

Assista ao trailer

Quando tudo dá certo, o resultado pode assumir formas agradáveis, como aconteceu em O Mundo Segundo Garp e Regras da Vida, cujos roteiros o próprio Irving assinou.

Quando não, o espectador se vê diante do desajeitado Um Hotel Muito Louco ou do água com açúcar Pequeno Milagre, baseado a grosso modo no livro A Prayer for Owen Meany.

Quebrando esse empate, Provocação, que se baseia na primeira parte de Viúva Por Um Ano, de Irving, felizmente se enquadra na categoria dos sucessos de adaptação.

Reflexão tragicômica sobre vida, morte, amor e sexo (não necessariamente nessa ordem), a produção tem atuações ousadas, visuais belos e, mais notavelmente, os diálogos do próprio texto de Irving, que fizeram a transição para o cinema intactos, graças a uma adaptação fiel do roteirista e diretor Tod Williams.

Como a primeira parte do romance de 576 páginas de Irving, Provocação relata um verão fatídico nas vidas desmoronantes de um casal norte-americano, que ainda se esforça para lidar emocionalmente com a morte trágica de seus dois filhos.

Enquanto o libertário Ted Cole (Jeff Bridges, fantástico no papel), um bem-sucedido autor e ilustrador de livros infantis, parece ter deixado o processo de luto para trás, cedendo a seu pendor pela infidelidade, sua mulher, Marion (Kim Basinger), permanece num estado preocupante de isolamento e dor.

O clima de tristeza reinante na casa obrigou a filha de 4 anos do casal, Ruth (Elle Fanning, a irmã menor, mas igualmente talentosa, da pequena Dakota Fanning), a amadurecer rapidamente.

É quando chega um fator perturbador sob a forma de Eddie O'Hare (Jon Foster), um rapaz que é contratado para ajudar Ted, mas rapidamente se apaixona por Marion. Para espanto dele, seu desejo sexual febril é correspondido, mas o caso entre ele e Marion não ajuda a família a encontrar o caminho da recuperação emocional.

Tod Williams, que fez sua estréia na direção com Febre de Viver e está trabalhando para Benicio del Toro num remake de Uma Aventura na Martinica, faz um trabalho cuidadoso, extraindo e remodelando o material de Irving, sem evitar os elementos mais abertamente sexuais do livro.

Jeff Bridges exige o máximo da boa-vontade do público, no papel do pouco ortodoxo Ted. Com isso, tem uma das melhores atuações de sua carreira.

Enquanto isso, Kim Basinger, que já dividiu a tela com ele em Nadine ¿ Um Amor à Prova de Balas, mergulha fundo na complexidade de seu personagem, com resultados igualmente impressionantes.

 
Ficha Técnica
Titulo original The Door in the Floor
Gênero Drama
Ano 2004
País de origem Estados Unidos
Distribuidora Imagem Filmes
Duração 111 min.
Cor Colorido
Som DTS Dolby SDDS
Diretor Tod Williams
Elenco Elle Fanning, Jeff Bridges, Kim Basinger e Jon Foster
Opinião dos usuários BOM Votar

Fechar
Provocação Enviar nota