PUBLICIDADE

Prêmios Platino levam filmes ibero-americanas aos melhores festivais do mundo

12 mar 2017 - 20h01
Compartilhar
Exibir comentários

Os Prêmios Platino deram maior visibilidade aos filmes da região ibero-americana e os levaram aos festivais mais importantes do mundo, disse neste domingo Gonzalo Elvira, vice-presidente da Federação Ibero-Americana de Produtores Cinematográficos e Audiovisuais (Fipca).

"De quatro anos para cá, os filmes ibero-americanos foram aos festivais de classe A, como o de Berlim, San Sebastián, Cannes, e ganharam prêmios", disse Elvira à Agência Efe durante visita ao Festival Internacional de Cinema de Guadalajara para o anúncio dos filmes pré-selecionados para a quarta edição do prêmio.

Elvira citou como exemplo o próprio México, que conseguiu prêmios e indicações ao Oscar para seus diretores, filmes e diretores de fotografia.

"Trabalhamos com esse único objetivo: que nossos filmes possam chegar à toda região e aproveitar as milhões de pessoas que falam espanhol", afirmou.

O vice-presidente da Fipca disse que, a partir desse vínculo, uma aproximação foi gerada e há mais interesse sobre o que as academias de cada país fazem para estabelecer uma indústria cinematográfica.

No entanto, Elvira reconheceu que ainda falta trabalhar em alguns aspectos como a relação com os exibidores, para que forneçam mais e para que o cinema tenha "melhores rendimentos" e, desta forma, possa continuar produzindo, sobretudo nos países menores onde a indústria ainda é frágil.

No marco do Festival Internacional de Cinema de Guadalajara, realizado na capital do estado de Jalisco, foram reveladas as novidades e os nomes dos 142 filmes pré-selecionados entre os 847 de 23 países que entraram na disputa dos Prêmios Platino.

O prêmio é um esforço da Egeda, Fipca e as academias de cinema dos diferentes países para criar uma rede de trabalho que permita gerar novas produções cinematográficas que fomentem e promovam a riqueza criativa e cultural da região.

As três primeiras edições do prêmio, conhecido como "Oscar latino", foram realizadas no Panamá, em Marbella, na Espanha, e em Punta del Este, no Uruguai. Neste ano, os Prêmios Platino serão entregues em Madri em cerimônia marcada para julho.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade