31ª Mostra de Cinema de SP

31ª Mostra de Cinema de SP

Sexta, 19 de outubro de 2007, 17h07  Atualizada às 22h05

Gael: o mais perto que cheguei de Hollywood foi Tijuana

Reinaldo Marques/Terra

Gael García Bernal apresenta filme ao lado de Anália Couceyro
Busca
Saiba mais na Internet sobre:
Busque outras notícias no Terra:

Gael García Bernal apresentou, nesta sexta-feira em São Paulo, o filme O Passado, de Hector Babenco, o qual protagoniza. Na ocasião, o ator mexicano falou sobre sua experiência em Hollywood. "O mais perto que cheguei de lá foi Tijuana (México)", disse, aos risos.

» Veja as fotos
» Ator Gael García Bernal tumultua abertura

» Gael afirma que não estuda proposta para atuar em Los Angeles

Gael se referia à participação que fez no filme Babel, de Alejandro González Iñárritu, em que vivia um mexicano. "Mas se bem que é perto. É só três horas de distância", completou ele, arrancando risos de todos.

O ator comentou o fato de trabalhar em produções de diferentes lugares. "Creio que os filmes são filmes primeiro, depois vem a identidade, o país onde são feitos", afirmou Gael. Falando em países, ele disse que a Argentina (onde foi feito O Passado) é a segunda pátria.

"O que me chamou atenção nesse filme no começo foi trabalhar com Hector e depois ir para a Argentina", disse. "Admiro o Hector desde que vi Pixote, de 1981".

Outra coisa que despertou o interesse de Gael na produção foi o papel de Rímini. "É um personagem que eu nunca tinha feito. Nunca tinha atuado como pai e me interessei muito", contou.

"Rímini é um autista emocional, tem uma inocência e uma atitude anti-heróica, mas, ao mesmo tempo, heróica. É como se fosse um elemento que caiu dentro de um rio e vai se deixando levar", definiu ele.

Preparação
Gael contou que teve um mês de ensaios para o filme. "Os ensaios servem para provar as coisas e ver o que funciona. Pouco a pouco vamos construindo os personagens", afirmou. "É um jogo de encenação", completou.

Rodado em Buenos Aires e São Paulo e baseado no romance do argentino Alan Pauls, O Passado narra a história de Rimini, jovem tradutor que termina um casamento de 12 anos com Sofia, sua primeira namorada, mulher que se fará presente nos próximos dez anos de sua vida.

Redação Terra