58º Festival de Berlim

› Diversão › Cinema e DVD › 58º Festival de Berlim

58º Festival de Berlim

Quinta, 24 de janeiro de 2008, 18h15

Berlim mostra vida de presidente tcheco e 46 anos no leste alemão

O fórum da 58ª edição do Festival Internacional de Cinema de Berlim, que acontecerá de 7 a 17 de fevereiro na capital alemã, apresentará uma reportagem sobre dez anos da vida do ex-presidente tcheco Vaclav Havel e um filme sobre a história do Leste da Alemanha após a construção do Muro de Berlim.

» Assista a trailers inéditos no Brasil

O Festival anunciou nesta quinta-feira que Obcan Havel (Cidadão Havel, em tradução livre), de Pavel Koutecky, fará com que o espectador conheça um pouco mais aquele que foi o presidente tcheco mais desconhecido do povo.

O longa traz cenas de seus encontros políticos e conversas privadas com o ex-presidente americano Bill Clinton em um clube de jazz.

Nas mais de cem horas de fita que Koutecky filmou até morrer em um acidente, em 2006, está um encontro do presidente com os Rolling Stones no Castelo de Praga.

Ficou sob responsabilidade de Miroslav Janek a tarefa de traçar um retrato das múltipas faces do "carismático e literato" Havel (Praga, 1936), que governou a República Tcheca entre 1993 e 2003 e que foi internado este mês em Praga devido a uma arritmia cardíaca.

Entre as projeções especiais do Fórum também está ...They're Living Happily Ever After, com cinco horas de duração, dos alemães Winfried e Barbara Junge.

O filme conta a história do Leste alemão entre 1961 e 2007, com quatro crianças do povoado de Golzow como personagens que, hoje, adultos, ainda residem no local.

Iniciado durante a construção do Muro de Berlim (1961-1989), o longa consiste no maior período de observação da história do cinema.

A produção expõe ainda as mudanças sofridas pelo país desde a separação das duas Alemanhas, a vida sob o regime comunista da República Democrática Alemã (RDA), a Reunificação e a situação política e econômica posterior.

O filme alemão If One Thing Matters Everything Matters, de Heiko Kalmbach; o filipino The Muzzled Horse of an Engineer in Search of Mechanical Saddles, de Khavn De la Cruz, e o tailandês Wonderful Town, de Aditya Assarat, são alguns dos filmes anunciados nesta quinta pela organização.

Completam a lista os americanos My Brother's Wedding (1983) - que ficou perdido durante três décadas - , de Charles Burnett, e The Exiles (1961), de Kent Mackenzie, que reflete a vida dos índios americanos na grande cidade.

EFE

Busque outras notícias no Terra