58º Festival de Berlim

› Diversão › Cinema › 58º Festival de Berlim

58º Festival de Berlim

Quarta, 6 de fevereiro de 2008, 16h33

Festival de Berlim estende tapete vermelho para astros do rock

Madonna e os Rolling Stones vão disputar as atenções no tapete vermelho do Festival de Cinema de Berlim, cuja maratona cinematográfica de 11 dias começa nesta quinta-feira, marcada pela música.

» Assista a trailers inéditos

Entre uma canção e outra serão vistos filmes intransigentes da vida real, incluindo um documentário sobre os abusos cometidos na prisão de Abu Ghraib, no Iraque, e um longa-metragem sobre soldados crianças na Eritréia.

O evento anual será inaugurado com a exibição de Shine a Light, documentário de Martin Scorsese sobre a veterana banda britânica Rolling Stones, baseado em imagens de dois shows da banda em Nova York em 2006 e também em materiais de arquivo.

Ter Mick Jagger e Scorsese na noite de abertura é um trunfo importante para o diretor do festival, Dieter Kosslick, que no passado teve dificuldades em conseguir filmes fortes para a noite inaugural.

Shine a Light não está na competição principal, de modo que não concorre aos prêmios que serão entregues em 16 de fevereiro e que incluem o cobiçado Urso de Ouro, entregue ao melhor filme.

Filth and Wisdom, de Madonna, também está fora da competição principal, mas a estréia da rainha do pop como diretora não poderá deixar de suscitar comparações ¿ elogiosas ou não ¿ com o trabalho de seu marido, o cineasta Guy Ritchie.

Kosslick disse recentemente que Madonna lhe escreveu para pedir que incluísse seu filme no festival.

"Não a conheço pessoalmente, mas nunca antes recebi um cartão de alguém dizendo: 'Caro Dieter, se você gostar de meu filme eu adoraria que fosse exibido em Berlim. Cordialmente, Madonna'. Obviamente, isso me impressionou."

Além da realeza do rock, os organizadores esperam por algumas celebridades de Hollywood, cuja presença é crucial para o sucesso do primeiro grande festival de cinema europeu do ano. Estão previstas as presenças de Scarlett Johansson, Natalie Portman, Penelope Cruz e Daniel Day-Lewis.

Continuando com a temática musical, o festival terá Patti Smith: Dream of Life, sobre a poetisa e cantora Patti Smith, e Bananaz, documentário sobre a banda indie britânica Gorillaz.

Heavy Metal in Baghdad é sobre uma banda iraquiana que fez apenas alguns poucos shows, devido à violência, fugindo para a Turquia depois de receber ameaças de morte de grupos insurgentes.

O Brasil participa da competição com o filme Tropa da Elite, do diretor José Padilha.

Reuters

Divulgação
'Shine a Light' registra os dois dias de show dos Rolling Stones em Nova York
'Shine a Light' registra os dois dias de show dos Rolling Stones em Nova York

Busque outras notícias no Terra