58º Festival de Berlim

› Diversão › Cinema › 58º Festival de Berlim

58º Festival de Berlim

Segunda, 11 de fevereiro de 2008, 15h27 Atualizada às 15h27

Revista chama 'Tropa de Elite' de "fascista"

A revista Variety publicou uma crítica sobre o filme Tropa de Elite, de José Padilha - que estréia nesta segunda-feira no Festival de Berlim, com o nome de The Elite Squad - na qual fala sobre a violência exibida no longa, chamando-o de fascista.

» Veja as fotos do lançamento de Tropa de Elite
» Veja fotos do filme
» Veja o trailer

A crítica diz que os "truculentos policiais brasileiros são elevados ao status de heróis estilo Rambo" e que o filme funciona como um "recrutamento para pensamentos fascistas".

A revista ainda compara o uniforme utilizado pelo Batalhão de Operações Especiais (BOPE) do Rio de Janeiro, retratado no filme, ao uniforme utilizado pelo Esquadrão da Morte, a polícia de elite de Adolf Hitler durante o regime nazista.

A Variety, que não dá uma ¿nota¿ para o filme, também critica a narração do ator Wagner Moura e o movimento constante de câmera, que, segundo a revista, faz com que o filme não seja um dos possíveis vencedores do Urso de Ouro, prêmio de melhor filme do festival.

As únicas críticas positivas ao filme vão para o roteirista Braulio Mantovani, conhecido no exterior por seu trabalho em Cidade de Deus e à fotografia, que "cria climas típicos de filmes militares".

Redação Terra

Reuters
Wagner Moura, José Padilha e Maria Ribeiro conversam com jornalistas antes do lançamento do filme <I>Tropa de Elite</i> em Berlim
Wagner Moura, José Padilha e Maria Ribeiro conversam com jornalistas antes do lançamento do filme Tropa de Elite em Berlim

Busque outras notícias no Terra