58º Festival de Berlim

› Diversão › Cinema e DVD › 58º Festival de Berlim

58º Festival de Berlim

Terça, 12 de fevereiro de 2008, 15h23 Atualizada às 00h12

Mike Leigh apresenta 'Happy-go-Lucky' em Berlim

A 58ª edição do Festival Internacional de Cinema de Berlim apresenta nesta terça-feira Happy-go-Lucky de Mike Leigh, um filme sobre uma excêntrica jovem britânica, e Night and Day, de Hong Sang-Soo, que mostra a peregrinação de um sul-coreano pelas ruas de Paris.

» Veja as fotos do tapete vermelho
» Veja as fotos da entrevista coletiva
» Assista a trailers inéditos

Quatro dias antes da entrega do Urso de Ouro, para o qual Onde os Fracos Não Têm Vez, de Paul Thomas Anderson, é um dos grandes favoritos, Mike Leigh apresentou com Happy-go-Lucky o cálido retrato de Polly (Sally Hawkins), uma professora londrina de 30 anos que se nega a entrar na idade adulta.

Enquanto sua irmã espera um bebê, Polly é solteira, divide um apartamento com sua amiga Zoe, tem aulas de flamenco, fala com os moradores de rua e tem uma relação estranha com Scott, seu professor.

No filme, o autor de Segredos e Mentiras e Vera Drake levanta, com inteligência, a questão: "O que é ser adulto?", mas o roteiro precisa de solidez e a primeira meia hora chega a ser um pouco monótona.

O júri assiste também nesta terça-feira à penúltima das quatro obras asiáticas que competem neste ano, Night and Day (Bam Gua Nat), de Hong Sang-Soo, que mostra a peregrinação de um sul-coreano por Paris. Trata-se de um pintor em idade madura, um conquistador pouco convencido, que fugiu de Seul por medo de ser preso por ter consumido drogas.

Hong Sang-Soo dirigiu A Mulher é o Futuro do Homem (2004) e Conto de Cinema (2005). Ambos os filmes foram apresentados no Festival de Cannes.

O primeiro documentário na história da competição oficial do festival, que também faz parte do programa de terça-feira, deve criar um forte impacto.

Standard Operating Procedures, do americano Errol Morris, é destinada às torturas infligidas pelo exército americano aos prisioneiros da prisão de Abu Ghraib, no Iraque.

"Este filme nos deixou cravados em nossas poltronas", declarou no fim de janeiro à imprensa o diretor do Festival do Filme de Berlim, Dieter Kosslick.

Errol Morris também dirigiu Sob a Névoa da Guerra, vencedora de um Oscar em 2004, e A Tênue Linha da Morte, que provocou a anulação de uma condenação à morte nos Estados Unidos, assim como Uma Breve História do Tempo - Stephen Hawking.

Na quarta-feira, o japonês Yoji Yamada apresentará Kabei, our Mother, sobre uma família que vive os horrores da Segunda Guerra Mundial. Serão apresentados ainda no festival Caos Calmo, do italiano Antonello Grimaldi, com Nanni Moretti.

AFP

Getty Images
O diretor Mike Leigh é festejado em Berlim
O diretor Mike Leigh é festejado em Berlim

Busque outras notícias no Terra