58º Festival de Berlim

› Diversão › Cinema › 58º Festival de Berlim

58º Festival de Berlim

Sábado, 16 de fevereiro de 2008, 19h09

"Era um prêmio que eu não esperava", diz José Padilha em Berlim

Marcio Damasceno

O filme brasileiro Tropa de Elite ganhou, neste sábado, o Urso de Ouro de Melhor Filme em Berlim. O prêmio pegou de surpresa não só críticos e jornalistas internacionais, mas como também o diretor José Padilha. "Era um prêmio que eu, sinceramente, não esperava", afirmou Padilha em entrevista ao canal de televisão 3Sat, logo após receber a estatueta.

» Veja as fotos dos premiados
» Opine sobre o prêmio
» Veja a lista completa dos premiados
» Veja fotos do filme
» Assista ao trailer do filme

Ao subir ao palco do Berlinale Palast para receber o troféu, junto com o produtor do filme, Marcos Prado, Padilha foi muito aplaudido pelos mais de mil convidados presentes na premiação.

Ele agradeceu especialmente ao cineasta Costa-Gavras, presidente do júri do festival. No decorrer do festival, no entanto, a reações ao filme brasileiro não foram das mais calorosas.

O longa-metragem foi recebido com relativa indiferença pelos jornalistas alemães e teve poucas avaliações positivas.

A projeção para a imprensa foi encerrada sem aplausos. Os críticos alemães reclamaram do excesso de ação e violência do filme. Nos quadros de avaliações das publicações especializadas, Tropa de Elite dividiu opiniões, não chegou a obter nem as melhores nem as piores notas.

O Urso de Prata ficou com Standard Operating Procedure, do americano Errol Morris, primeiro documentário a participar da competição principal na história do festival. Outros brasileiros presentes nas mostras paralelas do festival também foram premiados.

Café com leite, de Daniel Ribeiro, recebeu o Urso de Cristal como melhor curta-metragem da seção de filmes para público infantil e adolescente, Generation 14plus.

Na mesma seção, o longa Mutum, da carioca Sandra Kogut, recebeu uma menção honrosa. Outro representante brasileiro, o filme , de Felipe Sholl, ganhou o prêmio Teddy, destinado aos filmes de temática homossexual, como melhor curta-metragem.

O ator Reza Naji ganhou o Urso de Prata por sua atuação na produção iraniana Avaze Gonjeshk-ha (The Song Of Sparrows), do diretor Majid Majidi.

O Urso de Prata de melhor atriz foi para a britânica Sally Hawkins, protagonista da comédia de Mike Leigh Happy-Go-Lucky.

O chinês Wang Xiaoshuai recebeu o prêmio de melhor roteiro pelo drama Zou You (In Love We Trust).

Considerado até o grande favorito entre os 21 integrantes da competição oficial, Sangue Negro ficou com dois Ursos de Ouro, um de melhor direção, para o diretor americano Paul Thomas Anderson, e melhor trilha sonora, para o compositor Jonny Greenwood.

O épico do sobre um dos primeiros barões do petróleo americanos (interpretado por Daniel Day-Lewis) tem oito indicações para o Oscar. Esta é a segunda vez que Anderson é premiado em Berlim, onde ele ganhou o Urso de Ouro em 2000 por Magnólia.

Outro grande favorito, Lake Tahoe, do mexicano Fernando Eimbcke, recebeu o prêmio Alfred Bauer, dedicado todo ano a um filme que "abra novas perspectivas da arte do cinema".

Além disso, a produção recebeu o prêmio da crítica internacional que acompanha a mostra competitiva do 58º Festival de Berlim.

A cerimônia de premiação foi encerrada com a projeção do filme Be Kind Rewind, de Michel Gondry.

BBC Brasil

Reuters
José Padilha segura o Urso de Ouro do Festival de Berlim
José Padilha segura o Urso de Ouro do Festival de Berlim

Busque outras notícias no Terra