58º Festival de Berlim

› Diversão › Cinema e DVD › 58º Festival de Berlim

58º Festival de Berlim

Sábado, 16 de fevereiro de 2008, 20h57

Diretor diz que Bush não é o único responsável pela Guerra do Iraque

O diretor de Standard Operating Procedure, Errol Morris, que ganhou o Urso de Prata - o Grande Prêmio Especial do Júri - do Festival de Berlim, afirmou que "não há uma única pessoa responsável" pela Guerra do Iraque, nem sequer o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush.

» Veja as fotos dos premiados
» Veja a lista completa dos premiados
» 'Tropa de Elite' ganha Urso de Ouro
» Diretor de 'Sangue Negro' leva Urso de Prata
» Assista a trailers inéditos

Ele destacou que o documentário, que aborda as torturas contra detidos na prisão iraquiana de Abu Ghraib por parte de soldados americanos, "evidencia que aqueles que foram presos não foram os únicos envolvidos".

Perguntado em entrevista coletiva sobre a responsabilidade de Bush nas torturas, respondeu: "Não acho que haja uma só pessoa responsável por Abu Ghraib ou pela Guerra do Iraque, nem sequer Bush".

O diretor afirmou que, para começar, "não é correto" que nenhum alto comando do Exército tenha que dar explicações pelas fotografias que mostram soldados humilhando os presos iraquianos.

Morris agradeceu a organização da mostra por ter tido a "idéia maluca" de admitir um documentário entre os filmes em competição, pela primeira vez na história do festival.

Ele se mostrou orgulhoso pelo fato de o filme "ficar na cabeça das pessoas por vários dias", como relataram a ele.

EFE

Busque outras notícias no Terra