61º Festival de Cannes

› Diversão › Cinema e DVD › Cannes › 61º Festival de Cannes

61º Festival de Cannes

Segunda, 19 de maio de 2008, 08h12

Cannes: Manoel de Oliveira faz 100 anos e é homenageado

Orlando Margarido
Direto de Cannes

A data de aniversário é só dia 11 de dezembro, mas o Festival de Cannes adianta a comemoração do centenário do português Manoel de Oliveira, o mais longevo cineasta em atividade no mundo.

» Veja a lista de filmes indicados
» Assista a trailers inéditos

A homenagem com a entrega de uma Palma de Ouro pela carreira acontece nesta segunda-feira, no Grand Théâtre Lumière, a sala oficial da programação. São esperados cineastas que estão presentes em Cannes, como Clint Eastwood.

Oliveira sobe ao palco acompanhado da mulher e do neto Ricardo Trépa, ator de muitos de seus filmes. João Bérnard da Costa, ator e estudioso do cinema de Oliveira, além do ator francês Michel Piccoli também estarão presentes.

Depois das palavras de Gilles Jacob, presidente do festival, será exibido o documentário de curta-metragem Um Dia na Vida de Manoel de Oliveira. Ao final, haverá a projeção também do curta Douro, Faina Fluvial, o primeiro filme do diretor, rodado em 1931.

Silenciosa, a fita foca o trabalho dos pescadores e trabalhadores do cais na cidade do Porto, onde Oliveira nasceu, com um formato que em muito antecipa o neo-realismo.

Incansável, o realizador tem dois projetos em andamento, Singularidades de uma Rapariga Loira baseado num conto de Eça de Queiroz, e Os Invisíveis, filme coletivo em que dirige um dos episódios

Especial para Terra

Busque outras notícias no Terra