61º Festival de Cannes

› Diversão › Cinema › Festival de Cannes › 61º Festival de Cannes

61º Festival de Cannes

Segunda, 19 de maio de 2008, 14h13 Atualizada às 14h58

Comédia de Woody Allen é bem recebida em Cannes

O novo filme fala de homens, mulheres e amantes múltiplos, mas na vida real o diretor Woody Allen, 72, diz que ter mais de um parceiro sexual é demais hoje em dia.

» Veja a lista de filmes indicados
» Assista a trailers inéditos

"Já é difícil conseguir uma pessoa só", disse ele a jornalistas em uma entrevista no último sábado, no Festival de Cannes, onde ele lançou Vicky Cristina Barcelona.

"Estou tentando encontrar soluções na vida, e dois tendem a complicar mais do que um", disse.

"Em um filme, você pode fazer isso porque está lidando com personagens maiores... Mas, na vida real, a maioria de nós jamais conseguiria lidar com algo assim", acrescentou.

Vicky Cristina Barcelona, que trata de vários relacionamentos, inclusive um ménage à trois, teve recepção calorosa em Cannes, uma das poucas comédias no festival.

A maioria dos filmes, como o drama Hunger e Waltz with Bashir, sobre a guerra no Líbano, exploram as condições humanas mais sombrias.

O jornal Daily Variety descreveu Vicky Cristina como "entretenimento sexy e divertido que passa de forma tão gostosa quanto uma tarde de sol na cidade espanhola do título" e acrescentou que o filme "é muitos graus mais quente do que (Woody) costuma ser".

O diretor disse que definitivamente queria que o filme fosse engraçado, mas também o considera uma espécie de conto trágico sobre pessoas que não conseguem se apaixonar, outras que se apaixonam talvez muito profundamente e outras que se casam por todas as razões erradas.

A história central do filme é sobre duas turistas norte-americanos que vão a Barcelona para passar o verão.

Vicky (Rebecca Hall) quer estudar um pouco da cultura espanhola antes de se casar, e Cristina (Scarlett Johansson) busca constantemente se sentir realizada.

As duas se apaixonam, mas têm dificuldades. Cristina tem de lidar com a ex-mulher de Juan Antonio (Javier Bardem), Maria Helena (Penélope Cruz), que é pintora.

"Queria que as pessoas vissem o romance, mas também queria algumas risadas", disse Allen. "Queria ver duas mulheres que vão a Barcelona... E aí as coisas começam a se desintegrar".

Reuters

Busque outras notícias no Terra