61º Festival de Cannes

› Diversão › Cinema e DVD › Cannes › 61º Festival de Cannes

61º Festival de Cannes

Segunda, 26 de maio de 2008, 06h52 Atualizada às 07h06

Cannes: diretor não quer que fama prejudique alunos

Os alunos do colégio parisiense que atuaram no filme Entre Les Murs (Entre as paredes), Palma de Ouro do Festival de Cannes, devem continuar sendo estudantes, afirmou o diretor do estabelecimento, decidido a evitar que a fama suba à cabeça dos jovens.

» Veja mais fotos dos premiados
» Filme francês ganha Palma de Ouro em Cannes
» Confira os vencedores

"Recebemos a Palma com muito prazer, com um grande sorriso. Estamos muito, muito contentes", disse o diretor do colégio Françoise Dolto, Jean-Claude Defaux.

"Apesar do reconhecimento, os alunos não são estrelas. Estão muito bem no filme, mas já são formidáveis como adolescentes", afirmou. Defaux disse que fará o possível para que a fama súbita não perturbe as vidas nem os ritmos escolares dos jovens.

"Cuidarei para que continuem sendo alunos. Alguns têm que fazer provas", lembrou. Os adolescentes, que no domingo subiram ao palco de Cannes para receber o prêmio ao lado do diretor do filme, Laurent Cantat, passarão nesta segunda-feira no colégio, antes de retornar para suas casas e descansar, segundo Defaux.

"A recepção será feita com simplicidade", acrescentou. Porém, o diretor da escola já admitiu que a tarefa não será fácil, pois muitos jornalistas aguardam a chegada dos adolescentes na porta da escola.

Entre Les Murs se passa em uma escola do ensino médio de Paris e mostra em particular a vida de um professor de francês com seus alunos de 14, 15 anos ao longo de um ano escolar.

O cineasta mantém a tensão constante para mostrar o relacionamento intenso diário entre professores submetidos a um desgaste permanente e adolescentes de todas as origens, com todas as suas mudanças de comportamento.

AFP

Busque outras notícias no Terra