PUBLICIDADE

'UP' revela sonhos e histórias da equipe, diz diretor

13 mai 2009 - 13h55
(atualizado às 14h08)
Compartilhar

Uma história para tocar o coração das pessoas, feito com o coração dos realizadores. Assim o diretor Pete Docter definiu UP - Altas Aventuras a nova animação da Disney-Pixar. "Tem um pouco de todos nós (os realizadores) no desenho. Histórias pessoais, sonhos e a nossa fantasia de crianças", disse Docter em entrevista. "Acreditamos que seja uma história da infância de todo mundo." A animação em 3D abre oficialmente, fora da competição, a 62ª edição do Festival de Cannes na noite de quarta-feira (13), mas já foi exibido para a imprensa. "Foi a melhor coisa que aconteceu para nós e para a história da animação em geral. É um marco e estamos muito excitados com a idéia dos smokings dos convidados misturados aos óculos especiais (3D)", brincou o produtor John Lasseter.

» Acompanhe o blog do diretor Heitor Dhalia em Cannes

» "Devemos julgar com a alma", diz presidente do júri

» Asia Argento comanda apresentação do júri de Cannes

Munidos dos tais óculos especiais, mas sem smoking, os jornalistas fizeram uma foto antes da exibição, a pedido do delegado-geral do evento, Thierry Frémaux, que desejou a todos um bom festival. Em seguida, assistiram à deliciosa aventura do velhinho Carl, um fabricante de balões que amarra milhões deles a sua casa e sai voando em direção a uma floresta da América do Sul. O viúvo Carl tenta realizar, assim, um sonho que alimentou com a mulher durante anos. Mas não contava que teria um passageiro imprevisto na sua viagem, o garoto gordinho e esperto Russell.

Onde está o astro?

Entre as diversas referências que o espectador vai encontrar no desenho estão situações de aventuras clássicas, como as de Star Wars. Também vai reconhecer alguns atores hollywoodianos na composição dos personagens. Carl, por exemplo, lembra muito Spencer Tracy. "Mas não tivemos a intenção específica de lembrar um ator. Carl é uma mistura de vários intérpretes, como Walter Matthau, James Whitmore e o próprio Tracy." Da mesma forma, o explorador Charles Muntz ¿ óbvia referência a Charles Lindenberg ¿, o vilão ambíguo da história, remete a Kirk Douglas. "Pensamos mais em aventureiros como os personagens de Errol Flynn e o milionário e aviador Howard Hughes", explicou Docter.

Além das experiências pessoais da equipe, o diretor lembrou que os profissionais fizeram uma lista de coisas e tipos que gostariam de animar, o que resulta em personagens como um pássaro raro caçado por Charles e um cachorro. A platéia brasileira, em especial, vai reconhecer o cenário da floresta. "Foi inspirada em uma viagem maravilhosa a Roraima, onde praticamos alpinismo e caminhamos muito. A referência à chapada - o paraíso que Carl procura - veio de lá", afirmou Docter.

Padre Carli

O diretor foi questionado se tinha conhecimento sobre a aventura do padre paranaense Adelir de Carli, que em abril de 2008 se aventurou amarrado a balões, pelo litoral paranaense, e acabou morrendo. Ele disse que sim, mas lembrou que a produção do desenho começou a ser feita há cinco anos. Também respondeu a preocupação da equipe em relação à possibilidade de crianças repetirem a experiência de Carl. "Bem, consultamos um especialista e ele nos disse que para erguer uma casa seriam necessários mais de 20 milhões de balões! Creio que será difícil alguém ter tudo isso não?", brincou.

Docter explicou ainda a preferência pelo 3D. "Acredito que seja o melhor recurso para trazer o espectador para dentro da história. O 3D é uma janela para dentro do mundo que criamos." O filme é décimo com a grife Disney-Pixar e o primeiro a ser feito em terceira dimensão. O produtor John Lasseter completou que o futuro da animação está em todos os formatos, mas salientou que existe uma tendência para a técnica clássica, o chamado 2D.

UP agradou a platéia de jornalistas e mostrou a bem-sucedida escolha tanto da técnica como da opção de abrir o programa de Cannes com diversão e leveza. O festival promete ser um dos mais acirrados na disputa pela Palma de Ouro dos últimos anos. No páreo, duro, estão Pedro Almodóvar, Quentin Tarantino, Lars Von Trier e Ken Loach, entre outros.

Peter Docter, diretor de 'UP - Altas Aventuras'
Peter Docter, diretor de 'UP - Altas Aventuras'
Foto: Deborah Coleman/Buena Vista International / Divulgação
Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade