Cannes 2007

Sites relacionados

Cannes 2007

Quinta, 17 de maio de 2007, 12h52  Atualizada às 13h30

Cannes 2007 começa 2º dia de seções com presença brasileira

Busca
Saiba mais na Internet sobre:
Busque outras notícias no Terra:

O Festival de Cannes começa, nesta quinta-feira, sua segunda seção oficial competitiva, Un Certain Regard, e as duas paralelas, a Quinzena dos Produtores e a Semana da Crítica, que terá um longa e dois curtas-metragens brasileiros.

» Veja a lista dos indicados!
» Assista a trailers inéditos!

A cineasta brasileira Lina Chamie, diretora de A Via Láctea, que estréia hoje, é uma das grandes promessas descobertas este ano pela Semana da Crítica, que será aberta com Héros, de Bruno Merle. Além destes, os curtas "Um Ramo", de Marco Dutra e Juliana Rojas, e Saliva, de Esmir Filho.

A 46º edição da Semana terá, em 2007, destaque para os latino-americanos: além dos filmes do Brasil, o embaixador deste ano é o ator, produtor e distribuidor mexicano Gael García Bernal e há um grande número de filmes da região na programação.

Entre eles, Déficit, o primeiro dirigido por García Bernal; XXY, da argentina Lucía Puenzo; Párpados Azules, do mexicano Ernesto Contreras, as duas últimas em competição.

Na Un Certain Regard, o primeiro dos 20 filmes exibidos será Le voyage du ballon rouge, de Hou Hsiao Hsien, às 20h (17h de Brasília), seguido por Naissance des pieuvres, de Céline Sciamma.

A Quinzena dos Produtores estréia com Control, de Anton Corbijn, uma coprodução de Reino Unido e Austrália. A seção será encerrada no dia 27 com outro filme brasileiro: Mutum, de Sandra Kogut.

Entre os 23 filmes de sua seleção estão uma co-produção hispânico-francesa-americana, Savage Grace, de Tom Kalin, e a co-produção hispânico-mexicana A Influência, do diretor espanhol Pedro Aguilera.

No festival começa também a partir desta quinta-feira o Cannes Classics, de incentivo ao patrimônio cinematográfico internacional; e o Mercado do Filme, que este ano espera receber 10 mil profissionais de 80 países, oferecendo 4 mil filmes e 1,5 mil projeções.

Terá início ainda o ciclo de projeções do Cinema da Praia, na qual se prestará homenagem a Palmas de Ouro passadas, como Sailor et Lula (1990) de David Lynch.

Na sexta-feira, o Festival abrirá novos espaços de projeções e atividades, como a seção oficial Fora de Competição, e, no sábado, Todos os Cinemas do Mundo, para prestar homenagem às cinematografias de um pequeno número de países.

EFE
Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.