Cannes 2007

Sites relacionados

Cannes 2007

Sexta, 18 de maio de 2007, 15h41  Atualizada às 16h11

Sombrio filme romeno empolga críticos de Cannes

Busca
Saiba mais na Internet sobre:
Busque outras notícias no Terra:

Um filme romeno ambientado perto do final da ditadura de Nicolae Ceausescu vem fazendo sucesso nesta fase inicial do Festival de Cinema de Cannes, tanto que os críticos já o descrevem como favorito, apesar de a competição ter começado há apenas três dias.

A história de 4 Months, 3 Weeks and 2 Days (quatro meses, três semanas e dois dias), de Cristian Mungiu, acontece em um único dia e trata de Gabita, que faz um aborto ilegal, e das provações pelas quais passa sua amiga e cúmplice Otilia.

O filme mostra não apenas a infelicidade e pobreza pessoal dos personagens, mas também a dureza sombria da vida no país.

4 Months é um dos 22 filmes da competição principal e, para os críticos, será difícil de derrotar, embora a opinião dos críticos raramente corresponda à dos jurados quando se trata da entrega da cobiçada Palma de Ouro, que terá lugar em 27 de maio.

O crítico Jay Weissberg, da revista especializada Hollywood Variety, elogiou todas as atuações principais, a direção de Mungiu e a fotografia do filme, dizendo que 4 Months é "uma realização espantosa".

"As cores são todas tons de cimento, captando a feiúra esmagadora da vida no bloco europeu oriental", escreveu.

Outra publicação especializada, a Screen International, conferiu a 4 Months sua avaliação máxima, quatro estrelas, e disse que o filme tem "chances acima da média de ser premiado pelo júri deste ano".

Numa sondagem não oficial feita com os críticos de cinema presentes em Cannes, 4 Months recebeu a média de mais de três estrelas, o que o coloca à frente de My Blueberry Nights, que abriu o festival, e do drama Zodíaco, sobre um serial killer.

My Blueberry Nights tem no elenco a cantora Norah Jones, Jude Law, Rachel Wiesz e Natalie Portman. O "road movie" sobre amor perdido e encontrado decepcionou a maioria dos jornalistas, que esperavam grandes coisas do diretor chinês Wong Kar Wai, de Amor à Flor da Pele.

Reuters
Reuters Limited - todos os direitos reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.