Cannes 2007

Sites relacionados

Cannes 2007

Sexta, 25 de maio de 2007, 12h56  Atualizada às 13h20

Diretores recorrem a desconhecidos para renovar em Cannes

Busca
Saiba mais na Internet sobre:
Busque outras notícias no Terra:

A cineasta francesa Catherine Breillat exemplificou uma tendência verificada este ano no festival de Cannes ao escolher atores desconhecidos e amadores para protagonizar Une vieille maitresse.

» Veja a lista dos indicados!
» Assista a trailers inéditos!

"Um pintor escolhe suas cores, não as compra prontas no mercado, e é assim que eu escolho os atores que trabalham no filme", disse a diretora a jornalistas após a sessão para a imprensa de seu filme, uma história de amor e traição no século 19.

"Eles são desconhecidos, é claro, mas acho que em muitos casos os desconhecidos são melhores. Eles têm mais frescor que outros rostos que já podem estar expostos demais."

Embora esteja longe de ser desconhecida, a cantora Norah Jones atuou pela primeira vez em My Blueberry Nights, do diretor chinês Wong Kar Wai, e essa tendência a empregar atores novatos foi vista em filmes de Israel, da Áustria e dos Estados Unidos.

Gus Van Sant usou atores não profissionais em seu filme Paranoid Park, sobre skatistas, tendo escolhido muitos deles através do site MySpace. No filme de Breillat, nem Fu'ad Ait Aattou, que representa o jovem Ryno de Marigny, nem a veterana jornalista francesa Claude Sarraute, que faz o papel da mundana Marquesa de Flers, tinha trabalhado antes num filme.

Fu'ad Ait Aattou foi escolhido em função de sua juventude e beleza, e Sarraute faz o papel de uma avó. "Caí de quatro quando fui convidada", contou ela.

Une vieille maitresse é um drama de costumes adaptado de um conto do escritor francês do século 19 Jules Barbey d'Aurevilly. O filme representa uma mudança de rumo para Breillat, conhecida por trabalhos que romperam tabus, como Romance e Sexo é uma Comédia.

A diretora disse que o fato de trabalhar com atores desconhecidos a fez sentir que ganhara "oxigênio novo". "Eles têm a pureza e energia de cristais recém-descobertos", disse ela nas notas sobre o filme.

Como Paranoid Park, Tehilim, um drama familiar ambientado em Jerusalém, utiliza atores desconhecidos para representar os adolescentes que protagonizam a história. E outro filme que integra a competição principal empregou vários atores amadores mais maduros.

A ex-enfermeira Ekateryna Rak e o amador Paul Hofmann, que segundo as notas de produção do filme já cumpriu pena de prisão e não tem endereço fixo, aparecem pela primeira vez em Import Export do diretor austríaco Ulrich Seidl. Eles contribuíram muito para o clima realista e contundente do filme.

Mas mesmo os atores profissionais podem afastar-se de sua profissão por algum tempo para um descanso bem-vindo. O diretor alemão-turco Fatih Akin contou que, quando convidou Bavi Davrak para protagonizar seu filme, o ator estava tirando um "descanso" de sua carreira, trabalhando num estacionamento.

Reuters
Reuters Limited - todos os direitos reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.