Festival do Rio 2008

› Diversão › Cinema e DVD › Festival do Rio › Festival do Rio 2008

Festival do Rio 2008

Sexta, 26 de setembro de 2008, 22h52 Atualizada às 22h50

Taviani acha Cinema Novo mais importante que Neo-Realismo

Marcelo Lyra
Direto do Rio

O diretor italiano Paolo Taviani veio ao Brasil a convite do Festival do Rio 2008 acompanhar a retrospectiva com 10 filmes que ele dirigiu com o irmão Vittorio. A Mostra é bem completa, trazendo alguns dos mais importantes filmes da dupla, como Bom Dia Babilônia, Kaos e Pai Patrão.

» Veja a foto ampliada
» Mostra Fratelli Taviani no Festival
» Confira os indicados
» Veja a programação

Em entrevista concedida na sede do Festival, Taviani declarou que o Cinema Novo foi mais importante que outros movimentos europeus, como a Nouvelle Vague francesa e o Neo-Realismo italiano. "O movimento brasileiro tinha mais força", declarou.

Embora seus filmes sejam notadamente políticos, ele afirmou que nunca fez um filme político. "Não fazíamos filmes políticos, embora todo filme seja político, na medida em que expressa o que o diretor pensa".

Taviani vê muitas diferenças entre o cinema que se faz hoje e no que ele fazia nos anos 60. "Naquele tempo, queríamos renovar o cinema e mudar o mundo. Não vejo os novos cineastas buscando isso hoje". Para ele, isso não chega a ser um problema. "Não estou pedindo que fiquem sempre mudando tudo". O problema seria uma certa acomodação que ocorre hoje.

Por outro lado, ele acredita que o cinema mudou muito em termos tecnológicos, com a revolução digital e muitos diretores mais velhos não souberam se adaptar. "Os cineastas mais antigos precisam aprender a trabalhar com os novos equipamentos. A nova geração tem pleno domínio das novas técnicas".

Especial para Terra

Fernando Pereira/Divulgação
Paolo Taviani esteve no Festival do Rio
Paolo Taviani esteve no Festival do Rio

Busque outras notícias no Terra