Festival do Rio 2008

› Diversão › Cinema e DVD › Festival do Rio › Festival do Rio 2008

Festival do Rio 2008

Quinta, 2 de outubro de 2008, 12h32 Atualizada às 13h23

Documentarista carioca retrata a miscigenação do Rio

Marcelo Lyra
Direto do Rio

Depois de estrear na direção com o elogiado documentário Paulinho da Viola - Meu Tempo É Hoje, Izabel Jaguaribe exibe nesta quinta-feira, às 17h (com reprises sexta e sábado) no Festival Rio 2008, seu segundolonga-metragem, O Corpo do Rio, co-dirigido por Olívia Guimarães.

» Confira os indicados
» Veja a programação

Trata-se de uma co-produção Brasil-Argentina-França, que mostra a miscigenação étnico-cultural do Rio de Janeiro, um caldeirão de culturas, raças e religiões como raramente se vê em outras cidades do mundo.

"Procuramos mostrar essa diversidade, retratando pessoas no Carnaval, no Candomblé, na Rocinha, na Zona Sul...", conta Izabel. O documentário se interessa pelas semelhanças a partir dos contrastes.

"Mostramos a vida na Rocinha, por exemplo, onde há edifícios residenciais e favelas convivendo. No fundo é o que acontece na cidade toda. Você vê uma adolescente da zona sul, loirinha, querendo ir a festas e ao baile funk, exatamente como outra do morro", explica.

O documentário centra seu foco em cinco pontos de vista: a miscigenação, erotismo, o sagrado-profano, a violência e a celebração coletiva. "A idéia surgiu no contato com produtores franceses e pouco depois uniram-se a nós produtores argentinos".

Segundo ela, os argentinos mostraram entusiasmo com o projeto e há uma possibilidade de fazer um trabalho semelhante em Buenos Aires.

Segundo Izabel, a música é um dos alicerces do filme. "A música é uma constante no cotidiano carioca, vimos isso no candomblé, no baile funk e nas escolas de samba".

Mas há também a música da trilha sonora, que para ela, é um fio condutor fundamental. "Pontuamos a narrativa ao som de Crioula, na voz de Jorge Ben Jor, Partido Alto na voz de Caetano ou Rap da Felicidade, que são músicas que casam perfeitamente com o que está na tela".

O filme terá mais duas exibições no Festival Rio 2008 e, por conta do sucesso de seu filme anterior, Izabel já negocia para exibi-lo nos cinemas em breve.

Redação Terra

Divulgação
Corpo do Rio será exibido pela primeira vez no Festival do Rio
Corpo do Rio será exibido pela primeira vez no Festival do Rio

Busque outras notícias no Terra