Festival do Rio 2008

› Diversão › Cinema e DVD › Festival do Rio › Festival do Rio 2008

Festival do Rio 2008

Terça, 7 de outubro de 2008, 19h36 Atualizada às 19h39

Viggo Mortensen e Vicente Amorim promovem 'Um Homem Bom'

O diretor Vicente Amorim (de O Caminho das Nuvens) lança nesta quarta, às 22h no Odeon, seu filme Um Homem Bom, produção anglo-germânica sobre um professor de literatura que, por fraqueza de convicções e por força das circunstâncias, acaba fazendo carreira na Alemanha nazista.

» Confira os indicados
» Veja a programação

"É um filme sobre escolhas, e as escolhas que milhares de pessoas comuns fizeram na Alemanha dos anos 30 foi o que possibilitou a ascensão do regime" diz Vicente, que não julga duramente o personagem. "Nós também não podemos saber a conseqüência das nossas escolhas, mas o filme pode servir de reflexão para escolhermos melhor", disse durante o encontro com jornalistas realizado nesta terça na sede do Festival do Rio.

Um Homem Bom é estrelado por pelo ator americano Viggo Mortensen (o Aragorn da trilogia O Senhor dos Anéis), que está no Brasil para divulgar o filme. Durante a entrevista, o discurso do ator e do diretor se mostrou afinado. "Quando as pessoas não tomam partido, também estão fazendo parte do processo", amenizou o astro.

O filme é baseado na peça homônima de C.P.Taylor, que Viggo assistiu em uma de suas primeiras montagens, em 1982: "Era a época de Ronald Reagan, de Margareth Tatcher, é tão atual como quando foi escrita".

O convite feito a Amorim para dirigir Um Homem Bom partiu da produtora inglesa Miriam Segal, que não queria contratar um diretor europeu porque não desejava alguém que pudesse ter envolvimento pessoal com o projeto: "Ela queria alguém sem preconceitos, que não trouxesse uma bagagem cultural", disse Vicente. Por que um brasileiro? "Porque somos sexy", brincou.

O encontro foi marcado pelo bom humor: a pedido de Vicente, Viggo vestiu uma camisa do Flamengo, e o diretor, uma do San Lorenzo, time da Argentina que o ator escolheu para torcer quando morou por lá na infância.

Redação Terra

Busque outras notícias no Terra