PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Reginaldo Faria será homenageado nesta terça em Gramado

11 ago 2009 - 07h22
(atualizado às 10h44)
Compartilhar

Nesta terça-feira (11), Gramado homenageará o ator Reginaldo Faria - que receberá um Oscarito pelo conjunto de sua obra. Além disso, o dia contará com a estreia do tão esperado La Teta Assustada, vencedor do Festival de Berlim 2009. O público também poderá conferir a exibição dos quatro primeiros curtas do festival, a parte mais interessante do evento.

» 'La Próxima Estación' abre mostra de filmes estrangeiros

» Dira Programação de curtas começa nesta terça-feira

» 'Quase um Tango...' dá a largada da Mostra Competitiva

O segundo dia
A segunda-feira (10) amanheceu com sol em Gramado e temperatura amena. O argentino La Próxima Estación, de Fernando E. Solanas, abriu a programação da mostra estrangeira. Com clima político, o documentário relata a história das ferrovias argentinas, levadas ao abandono após as privatizações, que deixaram mais de 80 mil operários sem emprego e cerca de 800 cidades "fantasmas", depois que as estações fecharam.

Com uma narrativa didática - voltada mais para explicar a história das ferrovias no país -, Solanas promove um debate sobre as relações políticas, ao mesmo tempo em que tenta criar uma consciência coletiva de que os meios públicos pertencem ao povo - como deveria ser.

O filme, um tanto arrastado, coloca, por meio de relatos de pessoas que viveram na época de ouro dos trens, uma noção de que as ferrovias deveriam ser reconstruídas para o bem do povo argentino. Para Solanas, o transporte ferroviário é a solução aos problemas de trânsito intenso e congestionamento nos aeroportos, além de uma facilidade econômica e outras séries de fatores.

La Próxima Estación é um filme atual e cabe perfeitamente à história do Brasil, que tem uma trajetória muito parecida à dos nossos vizinhos no que se refere ao abandono das ferrovias nacionais. Apesar da sessão um tanto vazia, o longa foi bem recebido, mas não deve ser um forte candidato a receber um Kikito na premiação do próximo sábado.

O segundo filme da noite, Canção de Baal mostrou a estreia da atriz baiana Helena Ignez, conhecida por clássicos como O Bandido da Luz Vermelha (1968), na direção. Ela, que fez escola com Glauber Rocha, seu ex-marido, promove uma trama experimental, inspirada na peça do escritor alemão Bertolt Brecht. O filme conta a história de Baal, homem que prefere viver uma vida de escândalos, envolvendo-se com belas mulheres e um homem.

A estreia foi um tanto incompreendida pelo público de Gramado, apesar de ter prendido a atenção dos presentes. Até o início dos créditos, foram poucos os que deixaram a sala - como é muito comum quando o longa não agrada em festivais como esse.

Reginaldo Faria, que será homenageado no festival, durante entrevista, em Gramado
Reginaldo Faria, que será homenageado no festival, durante entrevista, em Gramado
Foto: AgNews
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade