PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Reginaldo Faria: "cinema nacional continua estagnado"

11 ago 2009 - 17h05
(atualizado às 20h16)
Compartilhar

O ator Reginaldo Faria chegou a cidade de Gramado para receber o Troféu Oscarito, pelo conjunto de sua carreira, na 37ª edição do Festival de Cinema da cidade. Em reunião com jornalistas na tarde desta terça-feira (11), Reginaldo disse que o cinema nacional continua "estagnado".

» 'La Próxima Estación' abre mostra de filmes estrangeiros

» Dira Programação de curtas começa nesta terça-feira

» 'Quase um Tango...' dá a largada da Mostra Competitiva

"O cinema que eu conheci foi uma época muito fertil. Nós tínhamos 40% do mercado. Hoje temos 10% de filmes nacionais nas salas", ressalta.

Reginaldo afirma que o cinema brasileiro entrou num caminho equivocado, por seguir gêneros batidos, como comédia e policial, para arrecadar dinheiro. "O cineasta brasileiro tem mania de seguir tendências. Vem Tropa de Elite e todo mundo quer fazer isso. Vem uma Mulher Invisível que só vai terminar quando sair a 'Mulher Opaca'", ironiza.

Para ele, que já esteve em 40 longas-metragens e mais de 300 curtas, o problema do mercado nacional de cinema está na distribuição. Com a diminuição do número de salas dedicadas à produção nacional, a tendência é que cada vez mais o espaço diminua, apesar da insistência de festivais como o de Gramado e Brasília. "O Brasil está fadado a fazer filmes de sucesso", lamenta.

Faria afirmou que gostaria de voltar a dirigir, mas as leis de incentivo o impediram. "A gente consegue aprovação da lei e esbarra no patrocínio."

O ator tenta viabilizar o projeto de um filme gaúcho sobre um homem do interior, interpretado por seu filho, Marcelo Faria, que viola correspondências. Segundo ele, o edital não foi aprovado pelos patrocinadores porque o longa-metragem não atrairia a atenção dos jovens, mais ligados ao mundo da internet e dos e-mails, e não na poesia "apaixonada" das cartas de correio.

Conjunto da carreira

Apesar de receber o Troféu Oscarito, Faria disse que não se sente merecedor da homenagem. "Os artistas nunca estão satisfeitos com aquilo que eles fazem. Mas eu tenho uma continuidade como ator. Fiz cerca de cinco novelas, uma atrás da outra, recentemente. Essa é uma área que eu gosto muito de trabalhar."

O troféu de Reginaldo Faria será entregue na noite desta terça-feira (11), no Palácio dos Festivais.

Reginaldo Faria fala sobre o cinema nacional
Reginaldo Faria fala sobre o cinema nacional
Foto: AgNews
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade