Festival de Gramado


Festival de Gramado

Terça, 10 de julho de 2007, 09h01 

Pela 1ª vez, troféu homenageia instituição em Gramado

Rafael Spuldar/Terra

Jorge Furtado é um dos sócios da Casa de Cinema de Porto Alegre
Busca
Saiba mais na Internet sobre:
Busque outras notícias no Terra:

Pela primeira vez desde que foi criado há seis anos, o troféu Eduardo Abelin, do Festival de Cinema de Gramado, vai homenagear uma instituição e não uma pessoa. A Casa de Cinema de Porto Alegre será a premiada no evento deste ano, que acontece entre os dias 12 e 18 de agosto em Gramado.

» Confira os indicados!

A Casa de Cinema de Porto Alegre, criada em dezembro de 1987 por um grupo de cineastas gaúchos, completa 20 anos em 2007. A instituição surgiu como foi uma cooperativa de 11 realizadores, reunidos em 4 pequenas produtoras e hoje é uma produtora independente com seis sócios: Carlos Gerbase, Giba Assis Brasil, Jorge Furtado, Ana Luiza Azevedo, Nora Goulart e Luciana Tomasi.

Desde sua criação, a Casa produziu dezenas de filmes e vídeos, programas de televisão (especiais e séries), cursos de roteiro e de introdução à realização cinematográfica, fóruns de debates e programas eleitorais para TV. Entre as produções da instituição está o curta Ilha das Flores, premiado em Gramado em 1989.

A Casa de Cinema de Porto Alegre também já realizou 3 Minutos, O Homem que Copiava, Houve Uma Vez Dois Verões, Tolerância, Sal de Prata e Saneamento Básico, que estréia dia 20 de julho nas telas de todo o País.

Redação Terra