Festival de Gramado


Festival de Gramado

Terça, 14 de agosto de 2007, 08h01 

Segundo dia do Festival de Gramado levanta expectativas

Danilo Lima
Direto de Gramado
Marcelo Pereira/Terra

Felipe Camargo passa pelo tapete vermelho do Festival de Gramado
Busca
Saiba mais na Internet sobre:
Busque outras notícias no Terra:

Essa segunda-feira, segundo dia da 35ª edição do Festival de Cinema de Gramado, levantou ainda mais expectativas do público em relação a quem deve aparecer no tapete vermelho e quais atrações agitarão a Serra Gaúcha nos próximos dias.

» Veja a foto ampliada
» Veja mais fotos
» Confira a lista dos indicados

Com dois dias mornos, mas freqüente participação do público, o festival abriga suas principais atrações a partir desta quarta, quando será entregue o Troféu Oscarito a Zezé Motta e haverá a exibição de curtas, um dos momentos mais esperados da festa.

Para a organização do festival, empolgar seu público, que parece se resumir aos próprios moradores da cidade e aos convidados, que valorizam a importância do evento no quesito nacional, é parte fundamental do projeto.

A 35ª edição da mostra busca revitalizar as conquistas do cinema brasileiro principalmente por meio de suas exibições. Há dois anos, o Festival de Gramado "perdeu a força" com tantos eventos do gênero acontecendo em cidades como São Paulo, a Mostra Internacional de Cinema, e Rio de Janeiro, com o Festival do Rio.

Para a população, todo esse glamour não parece ter decaído. Jovens de todas as idades circulam nos arredores do tapete vermelho, arriscando pagar o "salgado" preço dos ingressos e ganhando, mesmo que sem necessidade, seus "minutos de fama".

Não é raro quando os próprios curiosos, nos arredores das barras de contenção, tecem gritos a desconhecidos, atraindo a atenção dos fotógrafos e repórteres que circulam pelo local.

Luiza Marins, 16 anos, mudou-se de Novo Hamburgo a Gramado com os pais há dois anos e disse que todo mundo espera este momento do ano. ¿A gente vê que Gramado não está escondido, tem famosos aqui também¿, deslumbra-se.

Com ares de premiação do Oscar, a cidade, de arquitetura alemã, recebe decoração dedicada ao evento. A movimentação nas lojas e bares aumenta e os kikitos de chocolate são comprados aos montes pelos cinéfilos e próprios moradores do local.

Famosos
Nesta segunda-feira, passaram pelo tapete vermelho Ricardo Macchi, Zezé Motta, Jonas Bloch, Vagner Santisteban, Leona Cavalli e Ingra Liberato, que lançou seu filme, Valsa para Bruno Stein, na noite de abertura.

Felipe Camargo chegou atrasado para a exibição de Olho de Boi, cumprimentou algumas fãs e afirmou que só veio para prestigiar a festa, já que não tem nenhum filme em que apareceu em competição.

A tradição do Festival de Gramado é tanta, que muitas empresas investem novos produtos para serem testados no local, onde as atenções estão voltadas.

A vasta programação ajuda para que os cinéfilos não se percam. Quem perde as exibições noturnas para conferir os famosos, acompanha reprises pela manhã. Há diariamente debates das produções que estão em competição, palestras ao pessoal que se interessa pela área e venda de muitas lembranças em estandes montados no Centro de Eventos da UFRGS.

Este ano, a cidade ainda ganha uma área conhecida como "Caminho das Estrelas", em que as celebridades colocam suas mãos no cimento para mostrar que já passaram por lá , algo semelhante à Calçada da Fama, em Hollywood.

"A gente se sente em Hollywood", disse Zezé Motta assim que chegou ao evento. Durante esses dias, é exatamente o que a cidade parece passar.

Redação Terra