Festival de Gramado


Festival de Gramado

Sexta, 17 de agosto de 2007, 07h57 

Curta mostra esforços de uma garota em ser aceita no colégio

Danilo Lima
Direto de Gramado
Busca
Saiba mais na Internet sobre:
Busque outras notícias no Terra:

O filme A Peste da Janice, um dos selecionados para a mostra competitiva do Festival de Cinema de Gramado, chamou a atenção por sua história simples: o preconceito que Janice, a filha da empregada da escola, sofre entre as colegas.

» 'Saliva' mostra agonia do 1º beijo
» 'Rolex de Ouro' ganha prêmios
» José de Abreu critica mostra
» Confira a lista dos indicados

Na sala de aula, Janice é vítima de um problema de aceitação social: por ser filha de uma funcionária e usar roupas menos polidas do que as outras colegas, acaba virando alvo de uma brincadeira: todos que a tocam dizem que estão com a "peste de Janice" e devem passar a "doença" para outra amiga.

Apesar da trama, o diretor Rafael Figueiredo dificilmente foca os pensamentos da garota, que são facilmente traduzidos por seu olhar, mas nunca confirmados pela narrativa.

A tentativa de denunciar um preconceito social que nasce com os pais é clara em Figueiredo. Em determinado momento, uma das meninas que pegou "a peste de Janice" das colegas, fala para a professora que está com seu corpo coçando. "Deve ser sujeira", diz a personagem no diálogo, abafada por risadas irônicas.

O filme foi rodado no Rio Grande do Sul e venceu três prêmios na Mostra Gaúcha, melhor diretor, melhor montagem e melhor fotografia, cuja cerimônia também aconteceu nesta quinta-feira. "É uma adaptação de um conto de Luis Augusto Fischer, do mesmo ano. Só conseguimos finalizá-lo em 2007", explica o diretor.

O curta segue sem final, sugerido por seus próprios espectadores, que esperam o "algo mais" da exibição.

Redação Terra