inclusão de arquivo javascript

Cinema

 
 

Sundance recebe latino-americanos com honras

22 de janeiro de 2004 15h49

Cena de  Os diários da Motocicleta. Foto: FilmFour/Divulgação

Cena de Os diários da Motocicleta
Foto: FilmFour/Divulgação

O Festival de Cinema de Sundance, voltado para os filmes independentes, que começou na semana passada em Park City, Utah, tem reservado um grande espaço para a cinematografia latino-americana.

O filme Diários de Motocicleta, do brasileiro Walter Salles e protagonizada pelo mexicano Gael García Bernal no papel do jovem Ernesto "Che" Guevara, é um exemplo. No último sábado o longa-metragem do diretor de Central do Brasil foi muito aplaudido em sua exibição.

O diretor de Sundance, Geoffrey Gilmore destaca o filme de Salles. "É uma obra universal que pode tornar-se um grande sucesso do festival". Ele vai além quando comenta os filmes do continente: "Exitem muitos filmes latinos maravilhosos", comemora.

A Silent Love, estréia do diretor canadense de origem argentina Federico Hidalgo, também foi muito bem recebido. "É fantasticamente bem feito," disse Gilmore.

Rodado no México e em Montreal, o filme, protagonizado pela mexicana Vanessa Bauche e pelo canadense Noel Burton, narra a história entrelaçada de duas culturas.

A diferença de estilos de vida representa um grande desafio para a convivência em família do longa.

Hidalgo, que chegou ao Canadá há 30 anos com seus pais, explica que quis fazer o filme metade em inglês e metade em espanhol para marcar bem as duas culturas.

O diretor, 40 anos, já foi ator, escritor e diretor de teatro. Além disso, já rodou dois documentários (Loteria, 1997, e Gesture, 1999). Em seu primeiro filme de ficção ele escreveu o roteiro ao lado de sua mulher, a escritora mexicana Paulina Robles.

Esta edição do Sundance apresenta pela primeira vez em 23 anos um filme em espanhol na competição oficial, María, llena de Gracia, uma produção da Colômbia com os Estados Unidos. O cineasta americano Joshua Marston ilustra o drama das pessoas que transportam cocaína para os Estados Unidos.

AFP
AFP - Todos os direitos de reprodução e representação reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.