inclusão de arquivo javascript

Cinema

 
 

Speed Racer já teve três adaptações para a TV

08 de maio de 2008 08h38

O protagonista com visual repaginado no desenho  Speed Racer X  (Japão - 1997) . Foto: Divulgação

O protagonista com visual repaginado no desenho Speed Racer X (Japão - 1997)
Foto: Divulgação

Apesar de ser extremamente conhecida mundo afora, a franquia Speed Racer teve apenas uma adaptação bem-sucedida em toda a sua história. Ao longo dos anos, a marca já teve três versões de desenhos animados diferentes, nenhuma delas com o êxito da original.

» Veja fotos dos desenhos de Speed Racer
» Veja as fotos do filme
» Veja o trailer
» Psicodelia e diálogos confusos movem Speed Racer

Speed Racer tornou-se popular na década de 60 por meio de uma série de mangá, ilustrada e roteirizada por Tatsuo Yoshida. A adaptação para a TV surgiu em 1964, contando as histórias de Go Mifune (Speed Racer) e seu fantástico carro de corrida Mach 5, com uma avançada tecnologia que permitia fazer com que o piloto corresse embaixo da água, deslizasse por geleiras e desviasse os mais variados obstáculos.

O sucesso da animação logo foi refletido em terras ocidentais. Em 1967, a produtora Trans-Lux comprou os direitos de Speed Racer e, após fazer uma série de cortes para deixá-la acessível aos olhos americanos, a lançou na TV, obtendo um grande êxito entre o final da década de 60 e o início dos anos 70.

Composta de 52 episódios, a grande diferença da versão americana era seu foco. Enquanto a japonesa procurava mostrar as inúmeras habilidades do carro de Speed, a americana focava as histórias em seu piloto.

Ao contrário das animações mais atuais, a trilha sonora original foi mantida, com exceção da abertura, traduzida em inglês com o aclamado hino "Go Speed Racer Go", também tocado na adaptação cinematográfica, dos irmãos Wachowski.

O retorno
Depois que as reprises foram exibidas à exaustão nas décadas de 70 e 80, inclusive no Brasil, uma produtora americana comprou os direitos do personagem para fazer uma nova adaptação do anime, lançada em 1993.

The New Adventures of Speed Racer tinha um novo "character design", que pouco lembrava o da série original. Mais ocidental do que nunca, alguns personagens tiveram suas personalidades modificadas e as aventuras passaram a sair das pistas, mostrando Speed enfrentando robôs, alienígenas e criaturas esquisitas, típicas dos desenhos americanos criados na década de 90.

O desenho não fez muito alarde e foi cancelado com apenas 13 episódios. Mais recentemente, alguns episódios foram lançados em DVD nos Estados Unidos, fazendo com que a raridade fosse rapidamente descoberta pelos visitantes do You Tube.

Comemorando os 30 anos do nascimento de Speed Racer, a produtora japonesa Tatsunoko decidiu fazer uma versão atualizada do anime original, conhecida como Speed Racer X.

Apesar de ter o designer de alguns personagens modificados, o clima de Speed Racer X era fiel. Lançado no Japão em 1997, o anime durou apenas 34 dos 52 episódios programados devido a uma disputa entre a Tatsunoko e produtoras americanas que compraram os direitos de Speed Racer nos anos 90.

Speed Racer X ainda foi exibido no Brasil pelo Cartoon Network, mas logo a emissora o tirou do ar para novamente transmitir os episódios clássicos de 1967.

Com a estréia do filme inspirado na série, mais uma vez os americanos anunciaram uma nova adaptação, que estréia ainda em 2008 no canal americano Nickelodeon. Resta saber se esse Speed Racer vai conquistar a mesma massa de fãs que o original japonês conquistou.

Redação Terra