inclusão de arquivo javascript

Cinema

 
 

Saramago diz que gostou de adaptação de Meirelles

19 de maio de 2008 07h24

O escritor português José Saramago disse, neste domingo, que gostou muito do filme Ensaio sobre a Cegueira, versão cinematográfica de seu romance de mesmo nome realizada pelo diretor Fernando Meirelles.

» Assista ao trailer do filme
» Assista a trailers inéditos

"Gostei muito, muito. Emocionei-me algumas vezes", disse o vencedor Prêmio Nobel de Literatura de 1998. Saramago, que viu o filme com Meirelles, explicou em entrevista ao lado do cineasta que a adaptação e o roteiro ficaram muito bons.

O escritor português explicou que deixou o diretor do filme trabalhar durante as filmagens e que só se reuniu com Meirelles antes do início da exibição do longa, que estreou no último dia 14 no Festival de Cannes.

"Tenho o princípio de não interferir no trabalho de quem está trabalhando. Não gosto de dar palpites. O diretor tinha que se sentir totalmente livre", disse.

Após assistir à projeção do longa-metragem, Saramago disse que aceitaria se Meirelles quisesse adaptar outra obra sua e minimizou a importância dos comentários negativos feitos por críticos de cinema.

Durante a entrevista, Fernando Meirelles disse ter ficado muito mais nervoso ao exibir o filme para Saramago do que quando o longa foi exibido para três mil pessoas.

O cineasta disse que gostaria que seu próximo trabalho fosse algo "mais leve, como uma comédia", após ter dirigido dramas como Cidade de Deus (2002) e O Jardineiro Fiel (2005).

EFE
EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.