inclusão de arquivo javascript

Cinema

 
 

Glauber Rocha é destaque no Festival de Cannes

22 de abril de 2004 11h58 atualizado às 11h58

Glauber Rocha será lembrado em festival. Foto: Divulgação

Glauber Rocha será lembrado em festival
Foto: Divulgação

Maior ícone do cinema brasileiro, Glauber Rocha será um dos destaques na 57ª edição do Festival Internacional de Cinema de Cannes, que acontece de 12 a 23 de maio.

Veja a lista de filmes do Festival de Cannes 2004

Terra em Transe (1967), um dos mais polêmicos filmes do cineasta que morreu em 1981, será exibido numa cópia restaurada em alta definição, livre de riscos, sujeiras, manchas químicas ou saltos na imagem e no som.

A restauração, supervisionada pelo montador original do filme, Eduardo Escorel, é a primeira de quatro longas do diretor a serem recuperados, seguido de O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro, Barravento e Idade da Terra.

Na mostra paralela, fora de competição, também deve ser exibido Glauber, o filme - Labirinto do Brasil, documentário de Silvio Tendler realizado a partir do registro do enterro de Glauber Rocha, com depoimentos de João Ubaldo Ribeiro, Zuenir Ventura, Cacá Diegues, Helena Ignez, entre outros.

A cinematografia brasileira será homenageada neste ano em Cannes. De 14 a 18 de maio, serão exibidos Deus e o Diabo na Terra do Sol (Glauber Rocha), Vidas Secas (Nelson Pereira dos Santos), Macunaíma (Joaquim Pedro de Andrade), Bye bye Brasil (Cacá Diegues), Dona Flor e seus Dois Maridos (Bruno Barreto), e O Pagador de Promessas, filme de Anselmo Duarte, que conquistou a Palma de Ouro no festival francês em 1962.

Jornal do Brasil
Jornal do Brasil