Cena de Diários da Motocicleta
Foto: FilmFour/Divulgação
Vestido com uma camisa celeste e uma calça de tom escuro, com óculos escuros, Redford entrou por uma porta lateral do cinema Chaplin na capital. "Vim apresentar uma película que produzi sobre o Che", disse brevemente o consagrado ator e completou: "estou muito feliz de estar aqui".
A fita é Diários de Motocicleta, dirigida pelo brasileiro Walter Salles e protagonizada pelo mexicano Gael García Bernal sobre a travessia da América Latina pelo jovem Guevara, antes de que se transformasse num guerrilheiro.
Para a discreta sessão privada, que não foi anunciada, chegou o comandante Ramiro Valdés, que combateu com Guevara na revolução; o presidente da Fundação do Novo Cinema Latinoamericano, Alfredo Guevara (não é membro da família do Che), e vários parentes próximos do Che. Numa discreta porta Redford esperou a viúva do Che Guevara, Aleida March e vários de seus filhos.
A fita foi bem acolhida pela crítica e o público durante a semana passada no festival de Sundance, dirigido pelo próprio Redford. Acessível, inclusive para aqueles que não comungam com as idéias políticas de Guevara, Diários de Motocicleta mostra o lado humano de Che e um amigo que fizeram a singular travessia no começo da década de 50.
- AP - Copyright 2007 Associated Press. Todos os direitos reservados. Este material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído.