> Diversão > Cinema e DVD  > Oscar 2004
  Sites relacionados
Cinema
Diversão
Gente & TV
Globo de Ouro

Oscar 2004
Segunda, 1 de março de 2004, 03h09 
"O Retorno do Rei" ganha 11 Oscar
 
Reuters
Peter Jackson recebe o Oscar de Melhor Diretor por  O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei
Peter Jackson recebe o Oscar de Melhor Diretor por O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei
Saiba mais
» "Poderia começar de novo", diz Peter Jackson
» Nova Zelândia vibra com entrega dos Oscars
» Veja lista de todos os vencedores do Oscar 2004
Galeria de fotos
» O Senhor dos Anéis domina premiação
 Últimas de Oscar 2004
Busca
Busque outras notícias no Terra:
A trilogia sobre o poderoso Um-Anel agora comanda o mundo do cinema. O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei ganhou 11 Oscar neste domingo, incluindo melhor filme - um feito que as duas primeiras partes da saga não conseguiram realizar.

Charlize Theron, segurando o choro, recebeu o Oscar de melhor atriz pela interpretação de uma serial killer em Monster, e Sean Penn levou para casa a estatueta dourada de melhor ator por Sobre Meninos e Lobos.

As vitórias dos dois atores já eram esperadas, assim como o prêmio de melhor filme para O Retorno do Rei, deixando poucas surpresas para os espectadores. A cerimônia teve pouco dos arroubos dos últimos anos, como os prêmios entregues para Adrien Brody e Halle Berry.

Mas a vitória foi bem merecida para O Retorno do Rei e o diretor neozelandês Peter Jackson, que trabalhou mais de sete anos para fazer os três filmes.

O filme conquistou as maiores honras da indústria cinematográfica dos EUA, vencendo em todas as categorias a que foi indicado, incluindo melhor diretor para Jackson. E empatou com Ben Hur (1959) e Titanic (1997) como o filme com mais Oscar na história.

"Vocês estão nos proporcionando uma noite sensacional, e nós agradecemos muito", afirmou Jackson, segurando uma estatueta.

"O Retorno do Rei - a parte final da trilogia baseada na obra de J.R.R. Tolkien sobre uma luta épica pelo controle da Terra Média entre hobbits, humanos, magos e sanguinários orcs - também levou os Oscar de figurino, maquiagem, direção de arte, efeitos visuais, som, trilha sonora original, edição, canção e roteiro adaptado.

Dono do Oscar, rei da bilheteria
Ao todo, a trilogia obteve uma gigantesca bilheteria, arrecadando mais US$ 2,8 bilhões em todo o mundo. Segundo filme com mais indicações, 10 no total, Mestre dos Mares conseguiu apenas dois prêmios, edição de som e fotografia.

Theron, melhor atriz por Monster, disse: "Este ano foi incrível. Não consigo acreditar". "Sei que todos os habitantes da Nova Zelândia já receberam agradecimentos, então quero agradecer a todo o povo da África do Sul, meu país natal."

Depois de várias indicações e nenhum prêmio, Penn ganhou o Oscar de melhor ator pelo papel de um brutamontes de Boston que tem a filha assassinada. O personagem de Penn suspeita que seu amigo de infância é o assassino.

Esse amigo é interpretado por Tim Robbins, que levou para casa o Oscar de melhor ator coadjuvante.

Renée Zellweger recebeu o Oscar de melhor atriz coadjuvante por Cold Moutain, no qual interpreta uma garota rude do campo.

O sucesso de bilheteria Procurando Nemo levou o Oscar de melhor filme de animação. A produção Disney-Pixar arrecadou 340 milhões de dólares só nos EUA e era considerada favorita.

O filme canadense As Invasões Bárbaras ganhou o Oscar na categoria filme estrangeiro.

O documentarista Errol Morris ganhou o Oscar por The Fog of War, sobre a vida do ex-secretário da Defesa dos EUA Robert McNamara. Ele aproveitou a ocasião para falar contra a guerra no Iraque. "Há 40 anos este país entrou num buraco de coelho no Vietnã e milhões morreram. Temo que estejamos entrando em outro buraco", disse, sob os aplausos da platéia.
 

Reuters

Reuters Limited - todos os direitos reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2010,Terra Networks Brasil S/A   Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinate | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade