Sites relacionados
Cinema
Diversão
Gente & TV
Globo de Ouro

  Fale Conosco
Participe e envie suas sugestões aqui!

  Boletim
Receba as novidades em seu e-mail

Oscar 2006
Sexta, 3 de março de 2006, 16h03 
Oscar: um prêmio cobiçado cujo nome tem origem incerta
 
 Últimas de Oscar 2006
» Audiência do Oscar na TV cai 10%, segundo dados preliminares
» Orgulho e angústia marcam estréia palestina no Oscar
» Oscar para Capote coroa onda de redescoberta do escritor
» Público gay se sente traído com o Oscar
Busca
Busque outras notícias no Terra:
A estatueta dourada do Oscar, que contempla os melhores do cinema, se tornou o fetiche de Hollywood nos últimos 78 anos, mas sua origem perdeu-se no tempo.

O Oscar é o filho predileto da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, nascido em 1927 para promover os filmes da empresa. No início, a Academia era integrada por 36 membros presididos pelo ator Douglas Fairbanks.

A Academia criou o troféu dourado para honrar o desempenho dos principais atores, atrizes e diretores da indústria e, com o passar do tempo, foi incorporando novas categorias.

O diretor de arte do estúdio Metro-Goldwyn-Mayer, Cedric Gibbons, foi escolhido para desenhar a estatueta: a figura dourada de um cavaleiro nu e corpulento, de braços cruzados, segurando uma espada e de pé sobre um rolo de filme.

A primeira cerimônia - um jantar simples e curto - foi em 16 de maio de 1929 no Hotel Roosevelt de Hollywood, a poucos metros de onde hoje é realizado o Oscar, o Teatro Kodak. Desde a primeira cerimônia, cerca de 2.500 troféus foram entregues. Com o passar dos anos, esta festa se tornou cada vez mais glamourosa, com exceção dos espetáculos dos períodos de guerra.

As primeiras versões da estátua eram de bronze, mas durante a II Guerra Mundial - devido à escassez de metais -, os troféus começaram a ser feitos de gesso. Estes últimos foram substituídos pelas atuais estatuetas banhadas a ouro e prata.

O troféu, que mede 34 cm de altura e pesa 3,85 quilos, nem sempre foi chamado Oscar, mas sua forma não mudou desde sua criação, exceto quando ganhou o pedestal, em 1945.

A origem do nome da estatueta não é clara, mas conta a lenda que a bibliotecária da Academia e eventual diretora executiva Margaret Herrick a achava muito parecida com um tio seu, de nome Oscar. A partir daí, seus funcionários teriam começado a chamar a estatueta de Oscar.

Sidney Skolsky, um jornalista especializado na indústria de Hollywood, usou o nome em sua coluna em 1934 ao comentar o prêmio de melhor atriz recebido por Katharine Hepburn. A Academia só passou a usar o "apelido" oficialmente depois de 1939.

Na primeira cerimônia de entrega do prêmio, que durou 15 minutos, só foram entregues 15 estatuetas. Neste domingo serão entregues 50 troféus em 24 categorias, que com o passar dos anos foram abrangendo áreas técnicas como Edição de Som e Efeitos Especiais a Filme de Animação.

Transmitida inicialmente por rádio, a premiação da Academia foi exibida em preto e branco pela primeira vez em 1953 e, em 1966 a transmissão passou a ser feita a cores.


 

AFP

Todos os direitos de reprodução e representação reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2012,Terra Networks Brasil S/A   Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinate | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade