Sites relacionados
Cinema
Diversão
Gente & TV
Globo de Ouro

  Fale Conosco
Participe e envie suas sugestões aqui!

  Boletim
Receba as novidades em seu e-mail

Oscar 2006
Sexta, 3 de março de 2006, 17h45 
Curiosidades sobre os indicados ao Oscar 2006
 
 Últimas de Oscar 2006
» Audiência do Oscar na TV cai 10%, segundo dados preliminares
» Orgulho e angústia marcam estréia palestina no Oscar
» Oscar para Capote coroa onda de redescoberta do escritor
» Público gay se sente traído com o Oscar
Busca
Busque outras notícias no Terra:
A seguir, alguns dados de destaque sobre as indicações e os indicados ao Oscar 2006, cuja 78ª cerimônia de entrega será celebrada no próximo domingo, 5 de março, no Teatro Kodak de Hollywood:

Confira a lista de indicados

- Dos indicados este ano, 14 disputam o Oscar pela primeira vez, enquanto seis já estiveram na pequena lista das grandes honras do cinema.

Destes seis, quatro obtiveram um Oscar: William Hurt por sua atuação de um homossexual em O Beijo da Mulher Aranha (1985), Judi Dench como Melhor Atriz Coadjuvante em 1998 por Shakespeare Apaixonado, Charlize Theron como Melhor atriz em Monster (2003), e Frances McDormand como Melhor Atriz em Fargo (1996).

- O galã Clooney fez história no Oscar deste ano ao se tornar o primeiro diretor indicado nesta categoria, ao mesmo tempo em que concorre como ator em outro filme.

Clooney, de 44 anos, indicado a Melhor Direção e Roteiro por Boa Noite e Boa Sorte, também é indicado a Melhor Ator Coadjuvante por Syriana - A Indústria do Petróleo.

- O diretor taiwanês Ang Lee, de 51 anos, cujo filme O Segredo de Brokeback Mountain chega a esta edição do Oscar concorrendo em oito categorias, recebeu sua primeira indicação ao Oscar, na categoria Melhor Direção e Melhor Filme, no ano 2000 com O Tigre e o Dragão.

De fato, já levou para casa quatro Oscar por Direção de Arte, Fotografia, Melhor Filme Estrangeiro e Música.

- Pela primeira vez na história da Academia, um filme palestino, Paradise Now, é indicado na categoria de Melhor Filme Estrangeiro. Falado em árabe, o filme narra as últimas 48 horas da vida de dois amigos palestinos que vivem na Cisjordânia e se preparam para cometer um atentado suicida em Israel.

A fita, que causou forte polêmica em Hollywood, indústria controlada por um importante número de executivos judeus, enfrentará Merry Christmas (Joyeux Noel), da França, Don't tell, da Itália, Tsotsi, da África do Sul, e The Final Days, da Alemanha.

- O lendário compositor de música para cinema, o americano John Williams, recebeu duas indicações na categoria Melhor Trilha Sonora por Memórias de uma Gueixa e Munique, o que fez dele o músico com mais indicações na história do Oscar, com 45.

Williams, de 73 anos, já ganhou cinco estatuetas douradas por A Lista de Schindler (1993), E.T.: o Extraterrestre (1981), Guerra nas Estrelas (1977), Tubarão (1975) e Um Violinista no Telhado (1971).

As duas indicações recentes ao Oscar também fizeram dele a pessoa com mais indicações na história dos prêmios da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, depois de Walt Disney, indicado 59 vezes.

- Este ano se caracteriza, ainda, por ser a primeira vez que na categoria de filme de animação - introduzida em 2002 - não foram indicados filmes gerados fundamentalmente por computador.

Os três filmes que concorrem nesta categoria são O Castelo Animado (Howl's Moving Castle), Noiva Cadáver e Wallace & Gromit: a Batalha pelos Vegetais.
 

AFP

Todos os direitos de reprodução e representação reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2012,Terra Networks Brasil S/A   Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinate | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade