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Acostumado a agregar mais telespectadores nos anos em que sucessos de bilheterias lideram as indicações, a Academia do Oscar se prepara para uma nova estratégia, que será testada esta noite, durante a entrega dos prêmios: apostar suas fichas em O Segredo de Borkeback Mountain, uma produção sem tanto apelo comercial. A resposta virá do sucesso de audiência da transmissão ao vivo pela emissora norte-americana ABC.
A ABC não divulga números oficiais, mas anunciou que as maiores audiências aconteceram em 1997 e 2003, quando Titanic e O Senhor do Anéis: O Retorno do Rei, respectivamente, foram os grandes campeões da noite.
Se não espera superar os outros anos, os organizadores da premiação querem ao menos garantir que filmes sem grande apelo comercial podem render uma boa audiência ao Oscar.
O desafio do Oscar está em garantir que os "desconhecidos" tenham apelo junto ao grande público. Além disputa de melhor filme estar nas mãos de cinco filmes - sendo que apenas Munique, de Steven Spielberg, pode ser considerado um campeão de bilheterias - o prêmio de Melhor Ator também pode ser faturado por astros de segunda grandeza, é o caso da eventual vitória de David Strathairn e Terrence Howard.
O resultado da audiência da transmissão dessa noite pode ser determinante para os próximos anos. Se o Oscar 2006 conquistar a audiência, pode ser a chance que Academia esperava para abrir espaço para os chamados "independentes" do cinema norte-americano. Mas se os índices não forem bons o bastante, a vez dos "indies" pode simplesmente acabar.
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