Sites relacionados
Cinema
Diversão
Gente & TV
Globo de Ouro

  Fale Conosco
Participe e envie suas sugestões aqui!

  Boletim
Receba as novidades em seu e-mail

Oscar 2006
Domingo, 5 de março de 2006, 21h18 
A hora da verdade para "O Segredo de Brokeback Mountain"
 
 Últimas de Oscar 2006
» Audiência do Oscar na TV cai 10%, segundo dados preliminares
» Orgulho e angústia marcam estréia palestina no Oscar
» Oscar para Capote coroa onda de redescoberta do escritor
» Público gay se sente traído com o Oscar
Busca
Busque outras notícias no Terra:
A noite "D" chegou para os filmes de baixo orçamento e grandes histórias que disputarão o Oscar 2006, entre eles o western gay O Segredo de Brokeback Mountain, o franco favorito, que pode ser desbancado pelo drama social Crash - No Limite.

Opine: quem merece ganhar?
Fotos: confira cenas dos principais filmes indicados

Enquanto os astros e estrelas dão os últimos retoques no visual, a segurança se intensifica nos arredores do Teatro Kodak, onde as ruas foram bloqueadas e paira um clima de tensão, amenizado pelo aroma de flores frescas, com equipes de segurança a postos para proteger o maior e mais glamouroso desfile do ano.

O idílio gay dirigido pelo taiwanês Ang Lee, indicado em oito categorias, coleciona mais de uma dezena de prêmios dos vários sindicados ligados à indústria hollywoodiana, mas o drama sobre violência social do canadense Paul Haggis tem somado prestígio às seis indicações, chegando à noite decisiva superaclamado.

"Os boatos indicam que a ameaça de Crash sobre Brokeback é muito real", disse à AFP Tom O''Neil, do site especializado theEnvelope.com, informando que o filme mais independente da competição tem fortes chances de aguar a festa de Ang Lee.

"Brokeback tem tido um acompanhamento apaixonado, mas também há neste ano Capote e Transamerica, o que pode tornar cansativa a temática homossexual", avaliou o especialista em prêmios de Hollywood.

Nas categorias de mais prestígio, a de Melhor Filme e Melhor Diretor, os filmes de Lee e Haggis enfrentarão "Capote", de Bennett Miller, Boa Noite e Boa Sorte, de George Clooney, e Munique, de Steven Spielberg.

Todos contam histórias humanas que colocam o dedo em feridas abertas da sociedade: os tabus em relação à homossexualidade de Brokeback Mountain, o conflito racial em Crash - No Limite, a liberdade de imprensa de Boa Noite e Boa Sorte, a dupla moral de Capote e a violência como resposta ao terrorismo de Munique.

O favorito desta noite concorre ainda aos prêmios de Melhor Ator para o australiano Heath Ledger, Melhor Atriz Coadjuvante para Michelle Williams, Melhor Ator Coadjuvante para Jake Gyllenhaal, Melhor Roteiro Adaptado para Larry McMurtry e Diana Ossana, Melhor Trilha Sonora Original para o argentino Gustavo Santaolalla e Melhor Fotografia para o mexicano Rodrigo Prieto.

O pacote dos cinco melhores filmes de 2005 foi feito, segundo a Academia, com baixos orçamentos e em estúdios independentes, com a exceção de Munique.

O épico japonês Memórias de uma Gueixa, de Rob Marshall - com seis indicações, a maioria técnicas - e a história da lenda musical Johnny Cash, contada em Johnny e June, com cinco indicações - entre elas a de Melhor Atriz para Reese Witherspoon e de Melhor Ator para Joaquin Phoenix - também aparecerão consagrados no Teatro Kodak.

George Clooney, que comparece à cerimônia pela primeira vez, chega com realizando uma façanha, ao receber três indicações: Melhor Diretor e Roteirista (em colaboração com Grant Heslov,) por Boa Noite e Boa Sorte, além de Melhor Ator Coadjuvante por sua atuação na trama político-petroleira Syriana - A Indústria do Petróleo.

Na corrida ao prêmio de Melhor Ator, Philip Seymour Hoffman parece imbatível por sua atuação em Capote, à frente de Terrence Howard, em Hustle and Flow, Joaquin Phoenix, em Johnny e June, e David Strathairn no papel do jornalista Ed Murrow em Boa Noite e Boa Sorte.

Na disputa ao prêmio de Melhor Atriz, Reese Witherspoon é a favorita à estatueta cobiçada por Felicity Huffman por Transamerica, Charlize Theron por Terra Fria, Judi Dench por Sra. Henderson Apresenta e a caçula entre os indicados, a jovem Keira Knightley por Orgulho e Preconceito.

Para derrotar Clooney e Gyllenhaal na categoria Melhor Ator Coadjuvante estão William Hurt por A History of Violence, Matt Dillon por Crash e Paul Giamatti por Cinderella Man - A Luta pela Esperança.

Premiada em 1996 por Fargo, Frances McDorman, lidera a disputa pelo Oscar de Atriz Coadjuvante em Terra Fria, à frente da britânica Rachel Weisz por O Jardineiro Fiel, Amy Adams por Junebug, Catherine Keener por Capote e Michelle Williams por Brokeback Mountain.

O Jardineiro Fiel, uma produção britânica sob a direção do brasileiro Fernando Meirelles, concorre ainda nas categorias Melhor Roteiro Adaptado para Jeffrey Caine, Melhor Montagem para Claire Simpson e Melhor Trilha Sonora original para Alberto Iglesias. Pela primeira vez na história do Oscar, um filme palestino, Paradise Now, que conta a história de dois jovens suicidas, concorre na categoria Melhor Filme Estrangeiro, com o francês Merry Christmas (Joyeux Noel), o italiano Don't tell, o sul-africano Tsotsi e o alemão The final days.
 

AFP

Todos os direitos de reprodução e representação reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2012,Terra Networks Brasil S/A   Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinate | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade