Sites relacionados
Cinema
Diversão
Gente & TV
Globo de Ouro

  Fale Conosco
Participe e envie suas sugestões aqui!

  Boletim
Receba as novidades em seu e-mail

Oscar 2006
Domingo, 5 de março de 2006, 23h27 
"Marcha dos Pinguins" recebe Oscar de melhor documentário
 
AP
Marcha dos Pinguins  recebe Oscar de melhor documentário
Marcha dos Pinguins recebe Oscar de melhor documentário
 Últimas de Oscar 2006
» Audiência do Oscar na TV cai 10%, segundo dados preliminares
» Orgulho e angústia marcam estréia palestina no Oscar
» Oscar para Capote coroa onda de redescoberta do escritor
» Público gay se sente traído com o Oscar
Busca
Busque outras notícias no Terra:
Marcha dos Pinguins ficou com o Oscar de melhor documentário nesta noite de domingo, em Los Angeles.

Veja a lista dos vencedores do Oscar 2006!
Veja as fotos dos premiados!
Confira trailers dos indicados

O filme disputava com Darwin's Nightmare, Enron: the smartest guys in the room, Murderball e Street Fight.

O longa francês de Luc Jacquet conta a saga dos pinguins imperadores para a procriação da espécie na Antártica. Ele foi aclamado durante meses pelo público, tanto na França quanto no exterior, conseguindo um sucesso de bilheteria excepcional para um documentário sobre animais.

No entanto, o desafio era grande: uma hora e meia contando uma história sobre pingüins, acompanhando sua jornada através do gelado Pólo Sul, rumo ao seu local de reprodução.

O segredo do sucesso do filme é que, evitando sábios comentários, apostou em contar uma história através da voz dos pingüins (dublados em francês pelos atores Romane Bohringer, Charles Berling e Jules Sitruk).

Na França, o filme atraiu 1,85 milhão de espectadores, fazendo deste documentário um dos 20 maiores sucessos do cinema de 2005. E este sucesso de bilheteria se repetiu no exterior, onde bateu recordes de bilheteria para um filme francês.

A distribuidora americana, no entanto, modificou levemente o filme, adaptando-a ao gosto do seu público: os diálogos da versão original foram substituídos na versão inglesa pela voz em off do ator Morgan Freeman, que simplesmente cometa a história.

Em quaisquer das versões, os espectadores ficaram impressionaram pelo imenso esforço dos pingüins, capazes de percorrer 200 km no gelo em busca de alimentos para sua cria, de jejuar por 120 dias ou permanecer imóveis durante 64 dias para chocar os frágeis ovos, demonstrando-se solidários de uma forma que raramente os homens costumam ser.

"A idéia era contar (a história) com o coração", explicou em entrevista recente Luc Jacquet. O diretor, autor de vários documentários sobre a vida dos animais, afirma que seu filme não traz qualquer mensagem ecológica, apesar das ameaças que a espécie em questão enfrenta. "Se há uma mensagem é a beleza das coisas, a incrível determinação dos pingüins em sobreviver ali, onde praticamente nada vive", contou
 

Reuters

Reuters Limited - todos os direitos reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2012,Terra Networks Brasil S/A   Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinate | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade