Oscar 2007

Sites Relacionados

Oscar 2007

Quarta, 24 de janeiro de 2007, 09h48 

Penélope Cruz agradece a Almodóvar por indicação ao Oscar

AP

Penélope Cruz concorre ao Oscar
Busca
Saiba mais na Internet sobre:
Busque outras notícias no Terra:

Penélope Cruz, 32 anos, é a primeira atriz espanhola indicada ao Oscar. Ela recebeu a indicação para concorrer ao prêmio máximo de Hollywood na terça-feira, por sua participação em Volver. Mas o drama do diretor espanhol Pedro Almodóvar ficou de fora da disputa pela estatueta de melhor filme estrangeiro.

Lista completa dos indicados!
Opine sobre as indicações
Assista a trailers inéditos

Em Volver, Penélope faz o papel de Raimunda, uma mulher humilde que enfrenta a vida e a morte com bondade, mentiras e uma vitalidade sem limites.

Esse já é considerado o principal papel da carreira da atriz, por causa da quantidade de prêmios e indicações que lhe valeu ¿ Cannes, Academia Européia de Cinema, Bafta, Goya, Globo de Ouro e, agora, o Oscar.

"Estou muito feliz, um pouco surpresa e um pouco triste por (Volver) não ter levado a indicação a melhor filme estrangeiro e melhor roteiro", afirmou ela à rádio SER pouco depois de receber a notícia.

A atriz madrilenha já havia participado de dois filmes anteriores de Almodóvar, Tudo Sobre Minha Mãe e Carne Trêmula. Ela agradeceu a "generosidade" do diretor, que por telefone lhe disse estar mais contente com a indicação dela do que se estivesse na disputa pelo Oscar de melhor filme estrangeiro.

"Ele foi a pessoa para quem liguei agradecendo, porque essa indicação é mais dele que minha, é tudo o que ele fez para mim", acrescentou a atriz, que não se considera favorita na disputa contra as britânicas Helen Mirren (A Rainha), Judy Dench (Notas sobre um Escândalo) e Kate Winslet (Pecados Íntimos). Mas a grande favorita parece ser mesmo a norte-americana Meryl Streep "(O Diabo Veste Prada), em sua 14ª indicação ao Oscar.

Penélope se junta agora a Javier Bardem, primeiro ator espanhol a disputar um Oscar, por seu papel de um homossexual no filme Antes do Anoitecer, em 2001.

Dois curtas espanhóis também entraram na competição final: Éramos Pocos, de Borja Cobeaga, e Binta y la Gran Idea, de Javier Fesser e Luis Manso. A entrega do Oscar acontece em 25 de fevereiro, em Hollywood.

Reuters
Reuters Limited - todos os direitos reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.