Oscar 2007

Sites Relacionados

Oscar 2007

Quarta, 21 de fevereiro de 2007, 14h21  Atualizada às 14h55

Britânicos participam com força total da entrega do Oscar

Busca
Saiba mais na Internet sobre:
Busque outras notícias no Terra:

A Grã-Bretanha vai marcar presença com força total na cerimônia de entrega do Oscar, no domingo, num ano em que atores, roteiristas e diretores britânicos mostraram o valor das coisas pequenas e pouco convencionais, numa indústria em que a regra é o contrário.

Lista dos indicados ao Oscar
Trailers dos indicados!
Vote: quem vai ganhar?

Vinte indicações envolvem o talento britânico ou filmes que vão desde o drama real A Rainha ao humor subversivo de Borat, passando pela leitura do ataque de 11 de setembro de 2001 pelo diretor britânico Paul Greengrass, em United 93.

"Foi um ano incrível para nós", disse Tina McFarling, chefe de relações com a indústria do Conselho de Cinema da Grã-Bretanha. "As indicações para o Oscar são a cereja no bolo, depois de uma onda de otimismo que começou com prêmios em Cannes, Veneza, Toronto e no Globo de Ouro."

Helen Mirren, uma das grandes favoritas por sua atuação como a rainha Elizabeth, comanda o bloco britânico, junto com Kate Winslet e Judi Dench, os diretores Stephen Frears e Paul Greengrass, o roteirista e criador de Borat Sacha Baron Cohen e os roteiristas Peter Morgan (A Rainha) e Patrick Marber (Notas sobre um Escândalo).

A Rainha recebeu seis indicações, entre elas para melhor filme. O Último Rei da Escócia, estrelado pelo norte-americano Forest Whitaker, indicado ao Oscar de melhor ator, foi parcialmente financiado pela loteria nacional britânica, assim como Vênus, que ganhou a indicação de melhor ator para o britânico Peter O'Toole.

Com sua tradição teatral, a Grã-Bretanha costuma ter um sentimento ambivalente em relação a Hollywood. Tirando a série 007, os filmes britânicos têm dificuldade para competir nas bilheterias com os thrillers de ação hollywoodianos.

Em vez de competir nessa área, os cineastas britânicos preferiram investir no que fazem melhor ¿ filmes menores com um sotaque inconfundivelmente britânico.

"A Grã-Bretanha finalmente se livrou da sensação de que precisa concorrer com Hollywood. Somos melhores na produção de filmes de alta qualidade em todos os níveis de orçamento, e que sejam autênticos em relação a nossa cultura", disse McFarling.

As últimas produções britânicas a ganhar o Oscar de melhor filme foram Carruagens de Fogo (1981) e Gandhi (1982).

Para especialistas, porém, é errônea a idéia de que os britânicos nunca têm destaque. Entre os recentemente premiados no Oscar estão os diretores Sam Mendes, por Beleza Americana, e Anthony Minghella, por O Paciente Inglês, os atores Anthony Hopkins (Silêncio dos Inocentes), Emma Thompson (Retorno a Howards End), Rachel Weisz (O Jardineiro Fiel), Catherine Zeta-Jones (Chicago), Michael Caine (Regras da Vida) e Judi Dench (Shakespeare Apaixonado), além do prêmio honorário para Peter O'Toole.

Reuters
Reuters Limited - todos os direitos reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.