Oscar 2007

Sites Relacionados

Oscar 2007

Sexta, 23 de fevereiro de 2007, 12h23  Atualizada às 12h37

Al Gore pode lucrar com aquecimento global e levar Oscar

Busca
Saiba mais na Internet sobre:
Busque outras notícias no Terra:

Por pouco Al Gore não se tornou presidente dos Estados Unidos, mas agora ele pode ser coroado por Hollywood "rei dos Verdes" no domingo, se ganhar um Oscar por Uma Verdade Inconveniente, o documentário que fez sobre o aquecimento global.

» Lista dos indicados ao Oscar!
» Trailers dos indicados!
» Vote: quem vai ganhar?

O filme é o favorito na categoria melhor documentário depois que a mensagem de Gore para impedir a crise climática ressoou entre as celebridades de Hollywood e foi sucesso de bilheteria.

Como o terceiro documentário do tipo que mais arrecadou na história, o filme obteve US$ 45 milhões no mundo todo, vendeu um milhão de DVDs e recebeu o crédito por ajudar a mudar a opinião pública norte-americana sobre a questão do aquecimento global.

"Quando começamos, pensávamos ter feito um filme sobre uma apresentação de slides feita por um ex-político", disse o diretor Davis Guggenheim. "Então levamos o filme para (o festival de cinema de) Sundance e percebemos ter feito um filme com uma estrela do rock."

Gore se desgasta com o burburinho em torno do Oscar, lembrando que o prêmio da Academia iria para Guggenheim e para os produtores, não para ele. "Não quero estragar o negócio falando sobre ele. Só desejo o melhor para eles", disse o ex-vice-presidente e candidato presidencial derrotado em 2000.

Guggenheim disse que vai tentar convencer Gore a subir ao palco se o filme ganhar no domingo. Os outros quatro filmes que concorrem ao Oscar de melhor documentário falam sobre temas turbulentos na América: dois são sobre o Iraque, um é sobre um padre pedófilo da Igreja Católica e outro sobre um acampamento onde valores cristãos são impostos às crianças.

Reuters
Reuters Limited - todos os direitos reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.