Oscar 2007

Sites Relacionados

Oscar 2007

Segunda, 26 de fevereiro de 2007, 01h50  Atualizada às 05h26

Compositor Ennio Morricone recebe Oscar por conjunto da obra

AP

Morricone prestou homenagem a todos os artistas que nunca receberam um prêmio como este
Busca
Saiba mais na Internet sobre:
Busque outras notícias no Terra:

O compositor italiano Ennio Morricone recebeu o Oscar pelo conjunto da obra durante a 79ª edição do prêmio, após cinco indicações e nenhuma estatueta.

» Veja as musas do Oscar
» Fotos: os vencedores!
» Fotos: os apresentadores!
» Fotos: famosos no tapete vermelho!
» Confira lista dos vencedores
» Opine sobre os vencedores

Visivelmente emocionado, o compositor agradeceu à Academia pelo prêmio e assegurou, em italiano, que "não se tratava de uma meta, mas de um ponto de partida" e que, aos seus 78 anos, "continuaria se dedicando ao mundo do cinema com paixão".

Morricone, que Clint Eastwood como seu tradutor, prestou uma homenagem a "todos aqueles artistas que nunca receberam um prêmio como este, apesar de terem se dedicado a seu trabalho".

"Espero que todos possam recebê-lo algum dia", disse o compositor, que dedicou o prêmio a sua mulher, Maria. Morricone recebeu o Oscar por sua carreira de mais de 50 anos, incluindo trilhas de mais de 500 produções de cinema e televisão.

Após uma retrospectiva de suas mais famosas trilhas sonoras, a cantora Celine Dion interpretou a música I knew I loved you, num dos momentos mais emocionantes da festa.

A canção está no disco We all love Ennio Morricone, que inclui alguns de seus temas mais conhecidos interpretados por nomes como Bruce Springsteen, Metallica, Roger Waters e Andrea Bocelli.

Apesar de não ter recebido o Oscar em nenhuma de suas cinco indicações anteriores, o italiano é um dos compositores cinematográficos mais reconhecidos do mundo graças, entre outras obras, à trilha sonora de Três homens em conflito, de Sergio Leone.

As cinco indicações anteriores foram para Cinzas no Paraíso (1978), A missão (1986), Os intocáveis (1987), Bugsy (1991) e Malena (2000).

Morricone começou sua carreira na televisão estatal italiana RAI, onde conheceu o diretor de cinema Luciano Salcio, que lhe pediu em 1961 que compusesse a trilha sonora de seu filme Il federale, em sua estréia no cinema.

A partir daí, Morricone se dedicou fundamentalmente a compor para produções da grande tela, tanto para o europeu como para o americano. Um exemplo dos mais de 300 filmes com trilha sonora de Morricone é Cinema Paradiso, de 1988.

EFE
Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.