Veneza 2007


Veneza 2007

Terça, 4 de setembro de 2007, 12h23 

Filme sobre a máfia proporciona diversão a Veneza

Orlando Margarido
Direto de Veneza
AFP

Os atores Luigi LoCascio e Fabrizio Gifuni fazem brincadeira ao apresentar filme no tapete vermelho de Veneza
Busca
Saiba mais na Internet sobre:
Busque outras notícias no Terra:

Esperava-se alguma discussão, como sempre acontece nos filmes sobre máfia exibidos no Festival de Veneza, mas o que se viu no final da sessão de Il Dolce e il Amaro foi uma acolhida recepção e comentários sobre uma passagem divertida da fita.

» Confira a lista de indicados
» Assista a trailers inéditos

Trata-se do momento em que o aprendiz de mafioso vivido por Luigi Lo Cascio e seus companheiros sicilianos fazem o primeiro assalto a um banco em Milão.

Quando um deles dirige-se à moça do caixa falando em dialeto, e não em italiano, esta entra em desespero e quem salva o grupo de uma marmelada é um senhor, que se apresenta como do sul da Itália, e que passa a fazer a tradução para os assaltantes.

Um retrato que diz muito deste país, mais do que o drama do protagonista em se tornar ou não um chefe da Cosa Nostra (poderosa máfia siciliana), história que bem poderia ficar restrita à televisão.

Surpresa, não exatamente pela qualidade cinematográfica, veio com Help me Eros. Depois de Lust, Caution, é o filme com cenas de sexo mais explosivas, fazendo jus ao seu titulo.

Trata-se de uma produção de Tsai Ming-liang, o cultuado diretor também de Taiwan e já bem conhecido pelo público brasileiro (O Rio e Eu Não Quero Dormir Sozinho).

Não chega a ser um grande problema, mas a fita é um claro tributo do discípulo ao seu mestre, com situações e personagens semelhantes. Ao final, fica a sensação de tudo já ter sido visto, e bem melhor executado, nos filmes de Ming-liang.

Redação Terra