Veneza 2007


Veneza 2007

Quarta, 5 de setembro de 2007, 10h58 

Manoel de Oliveira apresenta filme sobre Cristovão Colombo

Orlando Margarido
Direto de Veneza
Busca
Saiba mais na Internet sobre:
Busque outras notícias no Terra:

Aos 98 anos e uma tradicional participação no Festival de Veneza, o português Manoel de Oliveira já não é um assunto que suscite grandes debates por aqui. Mas seus seguidores empenhados ocuparam, na manhã desta quarta-feira, metade de uma sala de 1,7 mil lugares para mais uma vez acompanhar um filme que não tem parâmetro e semelhança na produção atual.

» Confira a lista de indicados
» Assista a trailers inéditos

Cristovão Colombo - O Enigma parte da idéia defendida pelo livro Cristovão Colombo é Português de que o descobridor teria mais raízes portuguesas do que se pensa, e em vez do nascimento oficial em Genova, teria nascido em Cuba - uma pequena cidade do Alentejo que teria originado o nome da ilha caribenha onde Colombo aportou um dia.

Oliveira cria uma proposta ficcional sobre dois irmãos portugueses que nos anos 40 emigram para os Estados Unidos, ajudando a criar ali uma comunidade lusitana. Um deles, vivido por Ricardo Trepa, neto de Oliveira, é um obcecado pela figura do navegador e, ao voltar a Portugal para se casar, parte com a mulher numa viagem de redescoberta dos lugares onde Colombro viveu.

O próprio Oliveira e sua mulher Maria Isabel de Oliveira interpretam o casal já na velhice e em visita a Nova York, onde também reencontram monumentos dedicados às raízes portuguesas. É um filme de testemunho do realizador sobre o heroísmo de Portugal durante as descobertas e o abandono de figuras históricas importantes e lugares que confirmam a grandeza de sua terra.

Redação Terra