Veneza 2007


Veneza 2007

Sexta, 7 de setembro de 2007, 19h13 

Festival de Veneza prepara-se para anunciar grande vencedor

Busca
Saiba mais na Internet sobre:
Busque outras notícias no Terra:

Hollywood esquenta as máquinas para o Oscar de fevereiro, mas pode ser que o júri do Festival de Veneza olhe para outras direções aos escolher, entre os 23 filmes concorrentes, o vencedor do Leão de Ouro no sábado.

» Confira a lista de indicados
» Assista a trailers inéditos

Seis filmes norte-americanos participam da competição - duas produções sobre a guerra no Iraque, uma sobre a corrupção em Wall Street, uma refilmagem da história de Jesse James, uma biografia de Bob Dylan na qual a atriz Cate Blanchett interpreta o cantor, além de uma comédia.

A inclusão desses filmes na competição garantiu um grande afluxo de estrelas no tapete vermelho, algo crucial para o sucesso de qualquer festival.

Brad Pitt compareceu a Veneza ao lado de Angelina Jolie e dos filhos do casal. E George Clooney, Woody Allen, Johnny Depp, Charlize Theron e Keira Knightley garantiram presença, acenando para os fãs em polvorosa.

Caso o júri do festival decida-se por uma premiação de sabor mais político, o chocante Redacted, de Brian de Palma, pode ser um forte concorrente, afirmaram críticos de cinema. A produção reconstrói a história de uma iraquiana de 14 anos de idade estuprada e assassinada por soldados norte-americanos.

Mas o filme dividiu opiniões, ao passo que o mais delicado In the Valley of Elah, de Paul Haggis, conquistou uma aprovação generalizada. Haggis conta a história de um soldado norte-americano assassinado após regressar do Iraque. Parte da força do filme deve-se à grande atuação de Tommy Lee Jones, no papel principal.

"Acho que o filme de Brian de Palma é mais original e inovador, também por causa da forma como utiliza as mídias mais recentes. Já o de Haggis é mais tradicional", disse a crítica de cinema Paola Jacobbi, em Veneza para a edição italiana da revista Vanity Fair.

"O único problema com o filme de De Palma é que ele prega para os convertidos, é ideológico demais."

Jay Weissberg, da revista de cinema Variety, disse que o diretor de Redacted desfere um golpe de marreta contra nossas cabeças."

"A gente se sente manipulado", afirmou

Se o júri de Veneza decidir-se por privilegiar a arte cinematográfica mais pura ao invés das produções de teor político, então o favorito é La Graine e le Mulet, dirigido por Abdellatif Kechiche, que nasceu na Tunísia.

O filme conta a história de uma família árabe no sul da França reunida em torno do antigo sonho do pai de possuir seu próprio restaurante. Trata-se de um mergulho no que o diretor descreve como "o direito dos imigrantes de serem diferentes."

Reuters
Reuters Limited - todos os direitos reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.