32ª Mostra Internacional de SP

› Diversão › Cinema e DVD › 32ª Mostra Internacional de SP

32ª Mostra Internacional de SP

Sexta, 24 de outubro de 2008, 07h40

Maratona revisa obra do diretor de 'Carruagens de Fogo'

Orlando Margarido
Direto de São Paulo

Nesta sexta-feira acontecem as primeiras exibições dos quatro títulos selecionados pela 32ª Mostra para homenagear o cineasta britânico Hugh Hudson, que já está em São Paulo.

» Assista a trailers da Mostra
» Confira a programação

O nome não soa tão familiar quanto Steven Spielberg, para ficar numa referência hollywoodiana, ou Ridley Scott, companheiro de geração de Hudson. Então basta lembrar que ele é o diretor de Carruagens de Fogo, tremendo sucesso de 1981 e vencedor de quatro Oscar, entre eles de Melhor Filme.

Além da ótima receptividade, mais do público do que da crítica, o filme abriu as portas da América definitivamente a um grupo de ingleses da publicidade e TV, entre eles Adrian Lyne, Alan Parker e o próprio Scott.

Carruagens de Fogo, claro, está presente na pequena seleção e fecha a maratona, às 22h30, no Unibanco Arteplex 1. Na mesma sala, a partir das 16h, serão exibidos Greystoke - A Lenda de Tarzan, o Rei das Selvas (1983), Fangio ¿ Uma Vida a 300 Km por Hora (1977) e Revolução Revisitada, ou seja, o mesmo Revolução de 1987, mas agora em versão do diretor.

Este último, sem dúvida, o mais controverso filme do cineasta que amargou o fracasso e ataques da crítica tanto quanto elogios de defensores. São essas vozes que se levantaram nos últimos anos para procurar justiçar o filme e seu autor. Entre eles está o crítico do The Observer Philip French, cuja defesa aos princípios de Hudson consta no catálogo da Mostra.

Ele considera a história de gênese épica sobre a independência americana "uma obra-prima imperfeita que acompanha o contrastante sucesso de três pessoas pegas pela turbulência social e política". E prossegue: "(o filme) é profundo, poético e original (...); deverá ter a sua posição entre os grandes filmes sobre História (...)".

O diretor da Mostra Leon Cakoff comprou a briga e defende que seja feita a justa revisão. É o momento então do tira-teima, que se repete no mesmo cinema no próximo domingo.

Especial para Terra

Divulgação
<I>Carruagens de Fogo</I> encerra maratona em homenagem a Hugh Hudson
Carruagens de Fogo encerra maratona em homenagem a Hugh Hudson

Busque outras notícias no Terra