32ª Mostra Internacional de SP

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32ª Mostra Internacional de SP

Sábado, 25 de outubro de 2008, 17h28

Ficção e documentário têm júris separados

Orlando Margarido
Direto de São Paulo

A Mostra Internacional de Cinema terá, a partir desta edição, dois júris, um para os filmes de ficção e outro para documentários. "Com uma lista única, como aconteceria este ano ao juntar dezoito filmes, os jurados ficam sobrecarregados", explicou o diretor da Mostra Leon Cakoff em entrevista na tarde deste sábado.

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"E, o principal, tanto os realizadores de um gênero quanto do outro perderiam, pois somos obrigados a fechar a seleção num número menor possível, o que muitas vezes fazia com que bons filmes não entrassem na competição", afirma.

Sua parceira e também diretora Renata de Almeida avisa, no entanto, que se trata inicialmente de uma experiência. "A princípio é um formato fixo", disse.

Com esta nova iniciativa, a atual edição conta na seleção competitiva voltada a novos diretores com doze produções ficcionais e seis de caráter documental ¿ apenas nesta última comparecem títulos brasileiros.

Na primeira categoria concorrem os longas-metragens As Lágrimas de Minha Mãe ¿ Berlin-Buenos Aires (Alemanha), de Alejandro Cardenas Amelio; El Regalo de La Pachamama (Bolívia e Japão), de Toshifumi Matsushita; Estranhos (Israel), de Erez Tadmor e Guy Nattiv; Harrison Montgomery (Estados Unidos), de Daniel Dávila, Machan (Sri Lanka, Itália e Alemanha), de Uberto Pasolini; Maldeamores (Porto Rico), de Carlitos Ruiz Ruiz; Moscou, Bélgica (Bélgica), de Christophe van Rompaey (Bélgica); O Amigo (Suíça), de Micha Lewinsky; O Estranho em Mim (Alemanha), de Emily Atef; The Bluetooth Virgin (Estados Unidos), de Russel Brown; Trato É Trato (Inglaterra), de Jonathan Gershfield e Tulpan (Alemanha, Suíça, Cazaquistão, Rússia e Polônia), de Sergey Dvortsevoy.

O júri de ficção é composto por cineastas como a iraniana Samira Makhmalbaf, o francês Nicolas Klotz, o inglês Hugh Hudson e o brasileiro Jorge Bodansky, além do crítico, produtor e representante do canal ZDF/Arte, o alemão Meinolf Zurhorst.

Já os cineastas Laís Bodansky (Chega de Saudade), filha de Jorge Bodansky, e Heitor Dhalia (O Cheiro do Ralo) e o produtor Caio Gullane vão julgar os documentários Conhecendo Andrei Tarkovsky(Estados Unidos, Suécia, Rússia e Itália), de Dimitry Trakovsky; Crianças da Pira (Índia), de Rajesh S. Jala; Fumando Espero (Brasil), de Adriana Dutra; KFZ-1348 (Brasil), de Gabriel Mascaro e Marcelo Pedroso; Mais Sapatos (Estados Unidos), de Lee Kazimir e Recurso Intangível Número 82 (Áustrália), de Emma Franz.

Os jurados comentaram sobre o convite da Mostra e o que esperam encontrar hoje em dia na nova produção cinematográfica. "Acho que mais que entretenimento, acompanhar um festival como esse é fundamental para o público no que diz respeito ao voto", disse Samira, cujo filme mais recente, Cavalo de Duas Patas, ainda não tem exibição confirmada aqui por problemas com a distribuidora internacional.

"Votar é a possibilidade que a platéia tem de dar seu aval ou não a um determinado tipo de produção", complementou a diretora. Quanto ao que espera dos novos filmes, ela disse que quer ser atraída não só pela mente, mas também pelo coração.

Coerente com sua postura de cineasta autoral ¿ dirigiu o magnífico A Questão Humana - Klotz elogiou a importância da existência de festivais como um modo de resistência do cinema de autor contra um sistema financeiro e comercial perverso. Esse é meu 'partis pris', meu partido cinematográfico e veja isso em muitos jovens realizadores¿, comentou. "É difícil, no entanto, responder a essa questão do que eu espero encontrar nos novos filmes, mas acho importante não procurar o seu cinema no cinema dos outros e quero me surpreender onde não espero me surpreender".

Surpreendido foi Jorge Bodansky. "Eu não sabia que haveria um outro júri para documentários", disse o cineasta Iracema - Uma Transa Amazônica, profissional de reconhecida procedência documental. "Acho que o que se faz de mais novo no Brasil em termos de linguagem está no documentário".

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