32ª Mostra Internacional de SP

› Diversão › Cinema e DVD › 32ª Mostra Internacional de SP

32ª Mostra Internacional de SP

Domingo, 26 de outubro de 2008, 09h27

Reprises e retrospectivas são melhor do domingo

Orlando Margarido
Direto de São Paulo

O espectador cinéfilo da 32ª Mostra pode votar com calma na eleição para prefeito. No caso da outra eleição, a do melhor filme do dia, não há muitas opções além do que o evento já exibiu no decorrer da semana. Entre as melhores reprises estão Gomorra, a adaptação contundente para livro idem do jornalista italiano Roberto Saviano sobre a máfia napolitana, que deu ao diretor Matteo Garrone o Grande Prêmio do Festival de Cannes deste ano. Será exibido, às 15h40, no Espaço Unibanco Pompéia 1.

» Assista a trailers da Mostra
» Confira a programação

Logo em seguida, no mesmo endereço, vale conferir também o simpático independente americano Choke, além de O Silêncio de Lorna (às 22h), mais um retrato rigoroso da questão dos imigrantes dirigido pelos irmãos Jean-Pierre e Luc Dardenne. A fita ganhou o prêmio de melhor roteiro também em Cannes 2008.

Se quiser dar início à programação cedo, o espectador pode arriscar 10+4, uma sequência do filme Dez, de Abbas Kiarostami, realizada por sua atriz Mania Akbari. Como no filme anterior, ela dirige seu carro pelas ruas de Teerã, mas sob uma condição peculiar. Mania está com câncer e reflete sobre a doença durante o trajeto. A fita está programada para às 14h, na Cinemateca, mesmo endereço onde prossegue a retrospectiva do mestre japonês Kinachi Okamoto, com seis filmes previstos para este domingo.

Também em seqüência acontecem as exibições dos filmes do diretor inglês Hugh Hudson, um dos jurados da Mostra, no Unibanco Arteplex 2. Começa às 16h, com seu maior sucesso Carruagens de Fogo. Em seguida, o raro documentário Fangio - Uma Vida a 300 Km por Hora, e por fim Revolução Revisitada, o corte final de Hudson para o filme que, como ele explicou ontem ao Terra, foi lançado antes de estar finalizado. A fita foi fracasso e Hudson quer agora a chance de ser justiçado. A última sessão, prevista para Greystoke - A Lenda de Tarzan, o Rei das Selvas, foi cancelada. Em seu lugar, às 22h, acontece um debate com Hudson e mediação do diretor teatral Gerald Thomas.

Ainda vale destacar dois documentários de curioso ponto de partida. O americano Confissões de Super-Heróis (às 15h20, no Espaço Unibanco 3) acompanha o trabalho de "covers" do Superman, da Mulher Maravilha e do Hulk em frente ao famoso Chinese Theater, em Hollywood, em troca de gorjetas dos turistas. Entre o inusitado e o melancólico, a fita contempla um revés do sonho americano.

Já o brasileiro KFZ-1348 é a única opção do dia incluída na lista de selecionados para a disputa do Trofeú Bandeira Paulista. A dupla Gabriel Mascaro e Marcelo Pedroso segue a mudança de mãos de proprietários, durante várias décadas, de um velho fusca.

Especial para Terra

Busque outras notícias no Terra