Festival de Brasília 2007

Festival de Brasília 2007

Segunda, 22 de outubro de 2007, 12h09 

Veja as sinopses dos principais filmes do festival

Divulgação

Alessandra Negrini em cena do filme Cléopatra
Busca
Saiba mais na Internet sobre:
Busque outras notícias no Terra:

O Festival de Brasília do Cinema Brasileiro tem início no dia 20 de novembro com filmes inéditos, desconhecidos pelo grande público. Como é habitual, seis projetos competem na mostra dos longas-metragens.

» Assista a trailers inéditos

Assim como em 2007, o evento vai abrigar filmes com um lado político e social. A idéia é focar emoções e fazer protestos, abrir a mente dos espectadores. Confira a sinopse de cada um dos pincipais longas:

Amigos de Risco (Daniel Bandeira, 2007) - Os amigos Nelsão (Paulo Dias), Joca (Irandir Gleriston) e Benito (Rodrigo Rizla) moram na periferia e são funcionários de restaurantes e fotocopiadoras na região. Depois de uma conturbada semana, Joca aproveita para convidar Nelsão e Benito para uma conversa, que acaba durando toda a noite e passando por diversos pontos de Pernambuco.

Amigos de Risco é o primeiro filme pernambucano rodado inteiramente em digital. O orçamento de R$ 400 mil, abaixo da média, permitiu que o diretor trabalhasse muito mais com um roteiro dinâmico do que propriamente com os recursos cinematográficos disponíveis.

Chega de Saudade (Laís Bodanski, 2007) - A história de Chega de Saudade é ambientada em um clube de dança de São Paulo, durante uma noite de baile. Partindo deste cenário, Laís Bodanski acompanha os relatos e os dramas pessoais de cinco personagens, que colocam suas emoções à mostra na pista de dança.

O mais notório de Chega de Saudade é seu elenco, formado por grandes nomes da TV, música e cinema brasileiro, como Tônia Carrero, Cássia Kiss, Betty Faria e até mesmo Elza Soares.

Cléopatra (Júlio Bressane, 2007) - O projeto é um dos poucos filmes brasileiros a abordar Grécia e o Egito antigo de forma lírica e teatral. O diretor Bressane fez a leitura de Cleópatra por meio de sua vida privada, suas paixões e principalmente sua obsessão pela leitura, já que, desde pequena, em sua história, a personalidade histórica frequentava a biblioteca de Alexandria.

Cleópatra, protagonizada pela atriz Alessandra Negrini, estreou no Festival de Veneza sem causar muito alarde.

Falsa Loura (Carlos Reichenbach, 2007) - O filme do aclamado diretor conta a história de uma jovem operária que sustenta toda a família pelo esforço de seu trabalho. Sua vida começa a tomar outros rumos quando ela se envolve com dois cantores populares, que adoram tirar proveito de sua situação.

Falsa Loura segue alguns filmes de cunho feminino como Anjos do Arrabalde, mas aborda também a possibilidade da ascensão financeira, focando, principalmente, a imagem ingênua da personagem principal.

Anabazys (Paloma Rocha e Joel Pizzini, 2007) - Glauber Rocha é o centro do documentário Anabazys, rodado por sua filha, Paloma Rocha. O filme conta histórias do cineasta e questiona a edição do Festival de Veneza de 1980, quando Rocha protestou contra a rendição do evento ao cinema comercial.

Anabazys também mostra como foram as filmagens do filme A Idade da Terra, seu mais polêmico trabalho e um dos responsáveis pelo exílio do diretor durante o regime Militar.

Meu Mundo em Perigo (José Eduardo Belmonte, 2007) ¿ Elias é um sujeito comum que está em crise por ter acabado de se separar da mulher. Neste cenário, ele tenta, em vão, a guarda do filho na Justiça, alegando que a ex não tem condições mentais de tomar conta da criança. Como se os problemas fossem pequenos, o personagem mata uma pessoa no trânsito, dificultando ainda mais sua batalha judicial.

Redação Terra