Festival de Brasília 2007

Festival de Brasília 2007

Quarta, 28 de novembro de 2007, 07h49 

Sob vaias, 'Cleópatra' é eleito o melhor filme no Festival de Brasília

Divulgação

Alessandra Negrini e Miguel Falabella estão no elenco de Cleópatra
Busca
Saiba mais na Internet sobre:
Busque outras notícias no Terra:

O filme Cleópatra, de Júlio Bressane, recebeu a maior vaia da história do Festival de Brasília ao ser anunciado como o vencedor do Candango de Melhor Filme, na noite desta terça-feira, em Brasília.

» Veja a lista dos vencedores
» Opine sobre esta edição
» Assista a trailers inéditos

O público deixou a Sala Villa-Lobos antes mesmo de o cineasta subir ao palco para agradecer. "A arte pode estabelecer relações com as diferenças, sobretudo sexuais. Agradeço a inteligência de vocês", devolveu o diretor, ironizando a reação da platéia.

O longa-metragem, uma leitura livre, erudita e poética da história de Cleópatra na língua portuguesa, foi o grande vencedor da noite, levando seis Candangos : Melhor Som, Direção de Arte, Trilha Sonora, Fotografia, Melhor Atriz e Melhor Filme. É o quarto filme de Bressane a vencer o Candango de Melhor Filme no festival - os outros foram Tabu (1982), Miramar (1997) e Filme de Amor (2003).

Um pouco antes do anúncio final, a atriz Alessandra Negrini, que não estava presente à cerimônia, também foi fortemente vaiada ao ser anunciada como Melhor Atriz. A favorita do público era Rosane Mulholland, presente em dois filmes da competição, Falsa Loura e Meu Mundo em Perigo.

Grande preferido da platéia, o filme Chega de Saudade, que mostra vários personagens vivendo seus dramas em uma única noite num salão de baile, foi muito aplaudido ao levar três prêmios: Melhor Direção para Laís Bodanzky, roteiro para Luís Bolognesi e Júri Popular.

Anabazys, documentário de Joel Pizzini e Paloma Rocha que recria em linguagem inventiva e vertiginosa o processo de filmagem do último filme de Glauber Rocha, A Idade da Terra (1980): Prêmio Especial do Júri e Melhor Montagem para Ricardo Miranda.

Trópico das Cabras, do paulista Fernando Coimbra, foi escolhido o Melhor Curta-Metragem em 35mm; e Convite para Jantar com o Camarada Stalin, do mineiro Ricardo Alves Junior, levou o Candango de Melhor Curta-Metragem em 16mm.

Redação Terra