Festival do Rio 2006

Sites relacionados

Festival do Rio 2006

Terça, 19 de setembro de 2006, 15h27 

Mostra leva o melhor do cinema mundial para o Rio

Divulgação

Jack Nicholson está no elenco do filme Os Infiltrados
Busca
Saiba mais na Internet sobre:
Busque outras notícias no Terra:

Produções milionárias, diretores consagrados e filmes de grande bilheteria são a atração da Mostra Panorama do Cinema Mundial do Festival do Rio 2006. Entre os filmes selecionados este ano estão The Wind that Shakes the Barley, ganhador da Palma de Ouro em Cannes 2006, e Volver, de Pedro Almodóvar.

Assista a trailers inéditos
Os destaques do cinema!

Dirigido por Ken Loach - que no ano passado compareceu com ao Festival com Apenas um Beijo -, The Wind that Shakes the Barley retrata a organização de grupos de trabalhadores do interior do Irlanda, na década de 1920, que enfrentam a repressão inglesa ao movimento pela independência.

Volver, com Penélope Cruz e Carmen Maura, é outro filme bastante esperado. Almodóvar considera este trabalho como "o mais autobiográfico que já realizou", inspirado em sua mãe. No filme, uma mulher que estava morta volta para cobrar das duas filhas contas do passado. Volver ganhou os prêmios de melhor roteiro e melhor interpretação feminina (dado em conjunto às seis atrizes principais) no Festival de Cannes deste ano.

O cinema americano também está representado na mostra com Os Infiltrados, A Dália Negra e A Última Noite. Martin Scorsese dirigiu Os Infiltrados, com um elenco encabeçado por Jack Nicholson, Leonardo DiCaprio e Martin Sheen. O diretor volta a tratar do submundo, desta vez a máfia irlandesa em Boston.

A Dália Negra conta a história de um crime brutal que tomou conta do noticiário americano em 1947, quando a jovem atriz Elizabeth Short, conhecida como a "Dália Negra", é violentamente assassinada. No elenco estão Scarlet Johansson e a vencedora de dois Oscar Hilary Swank.

Robert Altman comparece no Festival com A Última Noite, estrelado por com Maryl Streep e Tommy Lee Jones. O filme conta a história do fechamento de uma rádio numa cidadezinha do interior americano e as confusões que ela causa.

O cinema chinês também está presente na mostra com Sonhos com Shanghai, de Wang Xiaoshuai. O diretor é um dos representantes da chamada "sexta geração" do cinema chinês, que veio substituir com suas histórias urbanas focadas em problemas pessoais a temática épica dos realizadores da geração anterior.

Redação Terra